Governo faz rodada de discussão do Plano de Mineração em Goiânia

Evento será realizado em Goiânia na 2º Feira da Indústria da Mineração, que começa nesta terça no Centro de Convenções da PUC Goiás

O Governo de Goiás vai realizar, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviços (SIC), a 5ª rodada de discussão do Plano Estadual de Recursos Minerais (PERM). O debate será feito durante a 2º Feira da Indústria da Mineração (Brasmin), que ocorrerá simultaneamente com o 8º Encontro Nacional da Média e Pequena Mineração, em Goiânia. A abertura será nesta terça-feira (27/06), e as atividades vão até quinta-feira (29/06), no centro de convenções da PUC Goiás.

Feira de âmbito nacional, a Brasmin apresenta equipamentos, tecnologias e inovações da área, além de produtos e serviços do setor que, em 2021, representou 22,5% do PIB brasileiro, chegando a US$ 145 bilhões. De acordo com o titular da SIC, Joel de Sant’Anna Braga Filho, o evento será uma excelente oportunidade para divulgar o Plano Estadual de Recursos Minerais.

“Goiás é o quarto maior produtor de minérios do Brasil, com mais de 600 frentes de extração e faturamento de mais de R$ 9 bilhões por parte das mineradoras. A mineração corresponde a cerca de 30% de todo o PIB estadual e a aproximadamente 20% do total das exportações estaduais”, enfatiza o secretário. 

Programação
O secretário Joel de Sant’Anna comporá a mesa nesta terça-feira, na abertura oficial da Brasmin, junto com as demais autoridades do setor. Entre os destaques do primeiro dia estão os painéis O Novo Cenário Regulatório da Mineração; Mercado Consumidor de Minerais Industriais; e o Programa Goiano de Crédito de Carbono.

Na quinta-feira (29/06) Goiás fará a 5ª rodada de discussão do PERM, a partir das 9h30, com a realização do 1º Encontro das Políticas Estaduais de Mineração. Às 14h30 ocorre o painel Plano Estadual de Mineração, com a palestrante Lívia Parreira.

MAP e PERM
Com o objetivo de discutir desafios e apontar soluções para o setor, os projetos Mapeamento de Oportunidades de Crescimento do Setor Mineral em Goiás 2022 -2042 (MAP) e Plano Estadual de Recursos Minerais – PERM 2022/2042 (PERM-GO) foram criados pelo Governo de Goiás em busca do desenvolvimento sustentável do setor de mineração.

Eles são desenvolvidos em conjunto com as universidades federais de Goiás (UFG) e de Catalão (UFCAT), em apoio com a Universidade Estadual de Goiás (UEG) e Universidade Federal do Pará (UFPA). Também faz parte o Serviço Geológico do Brasil (SGB), a Agência Nacional de Mineração (ANM) e o Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (IMB).

Fotos: Gabriel da Silva

Legenda: Rodada de discussão promovida pela SIC vai tratar do Plano Estadual de Recursos Minerais 

Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviços – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo