SIC prestigia homenagem aos 75 anos da criação do Estado de Israel

Cerimônia foi realizada na Câmara de Vereadores de Goiânia e contou com a participação do secretário Joel Sant’Anna

A Câmara Municipal de Goiânia promoveu na sexta-feira (16/06) sessão solene em homenagem aos 75 anos da criação do Estado de Israel. O titular da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviços (SIC), Joel de Sant’Anna Braga Filho, prestigiou os homenageados.

O Estado de Israel declarou independência em 14 de maio de 1948, cerca de três anos após o fim da Segunda Guerra Mundial, quando seis milhões de judeus foram mortos. A homenagem foi uma propositura do vereador Igor Franco.“Israel será um grande parceiro do Governo de Goiás no projeto de Floricultura no vão do Paraná. Além disso, temos a distribuição do laboratório Teva em várias partes de Goiás”, destaca Joel.

História

A declaração de independência do Estado de Israel, em 1948, marcou a nova fundação do país, como resultado de um plano de partilha elaborado pela recém-criada Organização das Nações Unidas (ONU). Ficou definida a separação de um território para o Estado de Israel e outro para a Palestina. Na ocasião, o brasileiro Oswaldo Aranha, que chefiava a delegação brasileira, presidiu a assembleia geral que aprovou a partilha e atuou para que fosse acatada.

Menos de 24 horas depois da formalização da independência, os exércitos de Egito, Jordânia, Síria, Líbano e Iraque invadiram Israel. Na chamada Guerra de Independência, Israel expulsou os invasores em batalhas intermitentes por um período de cerca de 15 meses. No entanto, os multifacetados conflitos com os países árabes ainda perduram. (SIC com Congresso Nacional).

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo