No Ministério da Integração Nacional, José Eliton articula projetos para Entorno do DF


Vice-governador e titular da SED esteve com ministro Gilberto Occhi; objetivo é viabilizar recursos para ações emergenciais em Novo Gama

O vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico, José Eliton, esteve nesta terça-feira (25) em Brasília, no Ministério da Integração Nacional, em audiência com o ministro Gilberto Magalhães Occhi para tratar de ações emergenciais para a cidade de Novo Gama – distante a 180 quilômetros da Capital.

Acompanhado do deputado federal João Campos, do superintendente executivo de Desenvolvimento Regional da SED, Danilo Freitas, e de representantes de Novo Gama, José Eliton discutiu com o ministro projetos que tragam soluções para problemas como os ocasionados por graves erosões que têm afetado, principalmente, a rede pluvial da cidade, especialmente nos bairros Lago Azul e Pedregal. Nestes lugares a força das águas das chuvas chegou a destruir a tubulação, aumentando a erosão. A título de ilustração, cinco casas foram afetadas e até mesmo a Escola Estadual Benedito Vieira de Sá teve que ser fechada como medida preventiva.

Na audiência no Ministério da Integração Nacional, o ministro anunciou que fará nas próximas semanas minucioso estudo técnico e viabilizará, junto com o Governo de Goiás, a solução para a população de Novo Gama. Segundo a equipe técnica do ministério, aquela ocupação urbana aconteceu sobre uma área onde havia uma lagoa. Isso teria agravado o processo erosivo nos últimos tempos. A proposta inicial é de realocar as famílias e recuperar a área degradada, mas os novos encaminhamentos serão feitos após a avaliação da Defesa Civil e os estudos coordenados pela Pasta comandada por Gilberto Occhi.

Representantes da comunidade de Novo Gama que participaram da audiência apresentaram dois projetos de macro-drenagem com orçamento em torno de R$ 30 milhões. Segundo engenheiros que realizaram o estudo, será necessário fazer intervenções na tubulação e construção de caixa de concreto para absorver a água. José Eliton disse ao ministro que o Governo de Goiás está pronto para ser parceiro e ajudar na resolução desse problema que tanto afeta a população de Novo Gama.

Flores de Goiás
Na visita, o vice-governador tratou também do projeto de irrigação Flores de Goiás, relacionado ao plantio de arroz na região. Segundo José Eliton, o orçamento previsto para a execução do projeto é de R$ 156 milhões. “Do ponto de vista estratégico é um importante projeto para Goiás, principalmente por se tratar de uma região carente”, afirmou. A expectativa dele é de que, com a participação da bancada de Goiás na Câmara dos Deputados, o projeto seja revitalizado e totalmente implantado.

Comunicação Setorial
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação (SED)
(62) 3201-5463, 3201-5487

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo