-Emater pesquisa de cultivares em Alvorada do Norte-


A Agência Goiana de Assistência Técnica e Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), entidade vinculada à Secretaria de Desenvolvimento (SED), está realizando na unidade de Pesquisa Aplicada de Alvorada do Norte, Goiás, estudos para constatação da adaptação dos cultivares do maracujá, uva e banana à região.

 O projeto é conduzido em convênio com a prefeitura municipal de Alvorada do Norte, e tem como objetivo a elaboração, para produtores da região, de recomendações de cultivares com maior tolerância ao estresse e hídrico local.

 De acordo com a diretora de Pesquisa Agropecuária da Agência, Maria José Del Peloso, “a Emater tem conduzido o projeto para recomendar as cultivares que melhor se adaptem à região, de forma a cooperar tanto com produtores locais e também para futuro lançamento”.

 Em uma área de 0,5 hectares cedida pela Prefeitura Municipal, a Emater realiza a avaliação de 10 variedades de uva, 4 de maracujá e 2 de banana. O projeto foi implantado em duas etapas. Inicialmente foram realizadas 200 enxertias de uvas e o plantio de 100 mudas de maracujá. No ano passado, foram plantados 105 pés de banana.

 O pesquisador da Emater, Wellington Antônio Moreira, avalia que “as variedades de maracujá que já foram colhidas  estão produzindo bem. Já as de uva, estão em fase de desenvolvimento”.

 

 

 


Comunicação Setorial – SED, com Ger. de Comunicação da Emater

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo