-Prêmio ODS Brasil é lançado em Goiânia-


O Prêmio ODS Brasil, iniciativa do Governo Federal, foi lançado nesta quarta-feira (30/05) em Goiânia. A premiação visa incentivar, valorizar e dar visibilidade a práticas que contribuem para alcançar as metas da Agenda 2030 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, integrando  Protocolo Internacional assinado por 193 países, incluindo o Brasil, em assembleia-geral da ONU realizada em setembro de 2015. O lançamento do Prêmio aconteceu no auditório da Federação das Indústrias (Fieg), com a participação de representantes dos governos estadual e federal, da prefeitura de Goiânia, de entidades municipalistas, de classe e da sociedade civil, e meio acadêmico.
 
O superintendente executivo do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Secima, Paulo Humberto Guimarães Araújo, representou o governador José Eliton no evento. Durante seu pronunciamento, ele destacou que a iniciativa do Governo federal de criar o Prêmio ODS Brasil cumpre papel de extrema importância, que é o de reforçar a união do País em torno dos objetivos da Agenda 2030. “A premiação reflete, no Brasil, a força do engajamento dos países-membros da ONU que se comprometeram a transformar o mundo com medidas de desenvolvimento sustentável, dentre elas a erradicação da pobreza em suas diferentes formas”, afirmou. Ele citou programas sociais idealizados pelo Governo de Goiás como exemplos de múltiplas ações que buscam consolidar o desenvolvimento no Estado.
 
Para a superintendente de Desenvolvimento Tecnológico, Inovação e Fomento à Tecnologia da Informação da Secretaria do Desenvolvimento (SED), Jacqueline Vieira, a Agenda 2030 dá esperança para o mundo, ao se comprometer com objetivos como igualdade de gênero, consumo e produção sustentáveis, e redução das igualdades. “Neste momento em que o País atravessa, chamo a atenção também para o 16º objetivo: Paz, justiça e instituições fortes”, disse. A superintendente lembrou que foi instalado projeto-piloto no Brasil para o alcance dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no município de Alto Paraíso, no Nordeste Goiano.
 
Já o chefe do Gabinete de Assuntos Estratégicos do Governo de Goiás, Ricardo Balesteri, salientou que o Prêmio ODS Brasil representa um estímulo às boas práticas. “No Brasil, atualmente, é preciso estimular as boas práticas para que possamos ter o desenvolvimento sustentável, e não apenas o progresso, pois por meio do primeiro é possível proporcionar o bem comum a todos os brasileiros”, acrescentou. O secretário nacional de Articulação Nacional da Presidência da República, Henrique Vila, informou que o prêmio já tinha sido lançado em 14 capitais, incluindo Goiânia. “Queremos motivá-los a participar dessa premiação. Trata-se de um chamamento para uma caminhada coletiva, envolvendo governo e os diversos segmentos da sociedade brasileira, para juntos conseguirmos cumprir os compromissos da Agenda 2030 da ONU”.
 
O Prêmio
 
O Prêmio ODS Brasil reconhecerá projetos, programas, tecnologias ou outras iniciativas estruturadas que promovam soluções que contemplem os aspectos sociais, ambientais e econômicos, os quais são essenciais para inspirar e engajar pessoas e instituições, e multiplicar soluções sustentáveis. Entre suas finalidades estão formar um banco de dados de boas práticas. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas no portal www.odsbrasil.goiv.br até o dia 29 de junho próximo. 
 
Os critérios de avaliação são: resultados gerados, participação dos beneficiários, replicabilidade, existência de parcerias, convergência com políticas públicas vigentes e aderência aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. A cerimônia de premiação será realizada durante evento em Brasília no mês de dezembro de 2018. As instituições responsáveis pelas práticas selecionadas em primeiro, segundo e terceiro lugares pelo júri serão premiadas simbolicamente com o Prêmio ODS em cada categoria: Governos, Organizações com fins lucrativos: Organizações sem fins lucrativos; e Instituições de ensino, pesquisa e extensão.
 
Comunicação Setorial da Secima

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo