Goiás atrai investimento japonês de R$ 200 milhões para produção de fertilizante ecológico em Mineiros

Tecnologia da empresa Tsubame BHB utiliza bagaço da cana para produção de amônia verde e fortalece a cadeia agroindustrial do estado

Durante visita institucional à sede da empresa japonesa Tsubame BHB, na cidade de Yokohama, nesta última terça-feira (15/07), o secretário de Indústria, Comércio e Serviços, Joel Sant’Anna, acompanhou o governador Ronaldo Caiado na apresentação de um projeto inovador que será implantado no município de Mineiros (GO). A proposta prevê investimento superior a R$ 200 milhões para a instalação de uma unidade produtiva de amônia aquosa verde, fertilizante ecológico produzido a partir do bagaço da cana-de-açúcar.

A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Tsubame BHB e a empresa Atvos, e tem potencial para gerar cerca de 90 empregos diretos na região. A tecnologia de ponta desenvolvida no Japão permite a produção de amônia em condições de baixa temperatura e pressão, com menor impacto ambiental e alta eficiência energética. A previsão é que a planta entre em operação a partir de 2028.

“A instalação desse projeto em Goiás demonstra a confiança dos investidores japoneses no ambiente de negócios do nosso estado, além de diversificar a indústria goiana e gerar mais emprego e renda para a população”, destacou o secretário Joel Sant’Anna.

Em maio, o secretário recebeu os diretores da Tsubame na sede da SIC, em Goiânia, onde foram iniciadas as tratativas. Agora, no Japão, a parceria estratégica se consolida, aliando inovação tecnológica, sustentabilidade e o fortalecimento da cadeia agroindustrial goiana.

Segundo os representantes da Tsubame, a proposta contribuirá diretamente para a descarbonização e a promoção da economia circular no Brasil, além de reduzir a dependência externa de fertilizantes nitrogenados, um dos grandes desafios do agronegócio nacional.

Fotos: Júnior Guimarães/SECOM

Legenda: O titular da SIC, Joel Sant’Anna, e o governador Ronaldo Caiado durante visita à sede da empresa Tsubame, no Japão.

Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Acessar o conteúdo