MDIC divulga resultados do Cadastramento Nacional de Artesãos.


No mês de março de 2017, novamente Goiás foi o estado que mais cadastrou novos artesãos e trabalhadores manuais em todo o Brasil, somados  os 310 novos cadastrados em Pires do Rio, Urutaí, Palmelo, Santa Cruz, Mazargão, Rio Quente, Caldas Novas, Terezópolis de Goiás, Mineiros, e Chapadão do Céu, Goiás agora conta com 6.052 e ocupa o 11°. lugar o ranking nacional de cadastramento. Os dados são da Superintendência de Micro e Pequenas Empresas do Ministério de Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior (MDIC), que divulgou os resultados, relativos às 27 unidades da Federação.

Os próximos municípios a serem cadastrados em abril pela equipe do Programa do Artesanato Goiano, da Superintendência de Micro e Pequenas Empresas da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SED), serão Itauçu, Ouro Verde, Damolândia, São Francisco de Goiás,  Goiandira, Davinópolis, Cumari, Ouvidor e Três Ranchos.

IX Salão de Artesanato de Brasília

Foi positiva a participação do Programa do Artesanato Goiano, da Superintendência de Micro e Pequenas Empresas da SED, no IX Salão de Artesanato de Brasília realizado de 29 de março a 2 de abril. O estande de Goiás contou com a presença dos 7 artesãos selecionados para esta primeira feira nacional de 2017.

Além da grande visibilidade, foram comercializadas 981 peças artesanais no estande de Goiás, com um faturamento de R$ 41.780,00, o que corresponde a um aumento de 118,17% em relação à edição anterior do Salão de Artesanato de Brasília, onde foram comercializadas 470 peças com um volume de R$19.180,00. 

Segundo o Gerente de Artesanato da SED e Coordenador Estadual do PAB/GO, André Franco, este crescimento se deu graças a uma seleção mais rigorosa das peças e dos artesãos que participaram deste evento. “O edital de chamamento público tem sido um importante instrumento de seleção, que tem nos ajudado muito em termos da qualidade dos produtos e de democratização na escolha dos artesãos que representam Goiás nas principais feiras e salões de artesanato do país”, afirma.

 Tecnoshow 2017

A equipe do Programa do Artesanato Goiano da SED/GO, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, regional de Goiás (SEBRAE-GO) participa também da 16ª edição da  TecnoShow  Comigo, em Rio Verde, uma das maiores feiras de equipamentos agrícolas do país.

Os principais artesãos do nosso estado estão expondo e comercializando os seus produtos no estande do projeto Brasil Original/Goiás. Segundo o Superintendente Executivo Victor Hugo Marques de Queiroz, “Esta parceria entre o Programa do Artesanato Goiano e o SEBRAE-GO está dando inúmeros frutos. No ano passado fizemos três eventos juntos e este ano já temos programados cinco eventos dentro e fora do Estado de Goiás”.

 

Comunicação Setorial  / SED

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo