Orquestra Jovem de Goiás é aplaudida de pé em importante festival internacional de música


Assista um resumo das apresentações da Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás, em Trancoso-BA. 

Broadway (Dia 09/03)       Ópera (Dia 10/03)

 

A Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás (OSJG) foi aplaudida de pé durante apresentação no 7º Festival Música em Trancoso. O evento de renome internacional foi realizado de 3 a 10 de março deste ano, no Teatro L’Occitane, no litoral sul da Bahia. O repertório de apresentações contou com a participação de grandes artistas da música clássica e popular.

No dia 9, a Sinfônica Jovem de Goiás teve uma programação importada de Nova York, sob regência do maestro Eliseu Ferreira. Os músicos foram aplaudidos de pé já na primeira música “Baccanale”, de Saint Saens. O repertório, com grandes peças da Broadway, incluiu Fantasma da Ópera, My Fair Lady, Cantando na Chuva, Evita e vários outros. Os solistas participantes foram a mezzo-soprano Angelika Kirchschlager, o barítono Derrick Lawrence, a soprano polonesa Joana Woś, o tenor, também polonês, Tadeusz Szlenkier e o violinista Lorenz Nasturica.

Na última noite do festival, 10 de março, a Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás (OSJG) foi conduzida pelo regente francês Benoît Fromanger, com a interpretação de óperas famosas, como: Rigoletto, La Gioconda, Carmen, Don Giovanni e outras. O concerto foi acompanhado novamente por Kirchschlager, Woś e Szlenkier, com a presença extra do barítono russo Alexander Kasyanov.

 

Superação

O maestro da Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás (OSJG), Eliel Ferreira, enfatiza que a participação da orquestra neste festival, que é um dos principais da América Latina, trouxe um crescimento artístico, profissional e interativo para todos os músicos envolvidos.

“Pudemos tocar com grandes solistas, maestros de renome internacional e aprender muito com eles. Como é um evento de alto nível, isso representou um desafio para os jovens músicos da orquestra, que se superaram nas apresentações. Além disso, tivemos a oportunidade de mostrar a qualidade do trabalho musical que vem sendo desenvolvido em Goiás, especialmente no Basileu França”, compartilha o maestro.

Já o regente Eliseu Ferreira, o Festival de Música em Trancoso é um dos mais importantes do calendário nacional, com um diferencial artístico de nível elevado. “Foi uma experiência formidável para os artistas da Orquestra Sinfônica Jovem. Para mim como maestro foi um privilégio trabalhar com solistas de alto nível”.

Eliseu Ferreira também lembrou da preparação dos jovens goianos para acompanharem outro nível no cenário artístico, a partir da regência de um maestro estrangeiro. “Durante os ensaios em Goiânia, os músicos da orquestra já se integraram ao padrão do regente francês Benoît Fromanger. O resultado final foi surpreendente. Foi um momento de superação que acrescenta muito na carreira profissional e na vida deles”, destacou.

 

Sobre o Festival Música em Trancoso

Evento musical único no Brasil, o Festival Música em Trancoso surgiu em 2012 e desde então se realiza anualmente, em março. Sua programação eclética congrega música clássica, popular, jazz, wold music, com artistas exponenciais do Brasil e da cena mundial.

Além dos espetáculos no Teatro L’Occitane, sede do festival, o Música em Trancoso realiza atividades gratuitas, como concertos ao ar livre, masterclasses e aulas de educação artística nas escolas públicas da região.

Em 2018, o Festival ofereceu ao público oito espetáculos noturnos, em seis dias de atividades gratuitas e totalmente abertas à comunidade.


Mais informações Itego em Artes Basileu França
(62) 3988-8954

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo