Governo de Goiás faz interlocução entre IBM Watson e áreas da saúde


  • Proposta é inserir a Inteligência Artificial, desenvolvida pelo maior computador do mundo, como alternativa na gestão de resultados e interação com profissionais da saúde em Goiás

  • Computação Cognitiva poderá auxiliar indústrias de fármacos e hospitais da rede pública goiana trazendo evolução nos segmentos

O Governo de Goiás, por meio das Secretarias de Desenvolvimento (SED) e de Saúde (SES), promoverá o Workshop: Computação Cognitiva – A nova fronteira para a Saúde voltado para empresários do setor de fármacos e para a gestão dos hospitais públicos do Estado. O evento acontece na segunda-feira (05/03), em Anápolis, e terça-feira (06) em Goiânia (na Casa da Indústria). A abertura será no Instituto Tecnológico de Goiás – Itego Onofre Quinan, em Anápolis.

O workshop tem apoio do Sindicato das Indústrias Farmacêuticas no Estado de Goiás (Sindifargo), Federação das Indústrias do Estado de Goiás (FIEG) e tem a parceria da Superintendência de Vigilância em Saúde (Suvisa-SES) e da Rede Goiana de Arranjos Produtivos Locais (RG-APL), com a Rede Itego.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento, Francisco Pontes, “nenhum outro governo do Brasil pensou nessa proposta científica e tecnológica. O governo de Goiás sai mais uma vez na frente dos outros estados. O governo ouviu a demanda do setor produtivo e buscou a alternativa em um cenário que só cogitávamos ver no futuro. Mas o futuro está aqui na nossa frente”, disse.

Os seminários em Anápolis e em Goiânia abrem espaço para inserção da tecnologia de ponta em áreas que já demonstram grande anseio por mais ideias inovadoras. Goiás tem o segundo maior polo farmacêutico do país e, que por sua vez, também está inserido em um dos maiores setores econômicos do Estado. Já os hospitais goianos possuem certificados internacionais, que confirmam a qualidade do serviço prestado, atualmente vistos como referência em atendimento ao cidadão.

 

COMPUTAÇÃO COGNITIVA

A Computação Cognitiva é uma parte da Inteligência Artificial que apresenta estratégias de Gestão e Resultados, simulando a inteligência humana por meio de raciocínio lógico e instantâneo. A SED (pela Rede Itego) e a SES (pela Suvisa) fazem a Interlocução entre a IBM Watson e o Setor de Fármacos do DAIA e os hospitais da rede pública de Goiás, respectivamente.

Neste processo, as Organizações Sociais que têm gestão compartilhada com o Governo – na Rede Itego e nas Unidades Hospitalares – são fundamentais neste cenário para capacitação de profissionais e melhorias na área de saúde. A expectativa é dar um salto nos resultados e nos índices com o objetivo de trazer mais um caso de sucesso em Goiás.

 

PROPOSTAS

Para as indústrias, a proposta do workshop será o de oferecer cursos de capacitação de profissionais, por meio da Rede Itego, para geração de empregos no setor de fármacos e atender demandas no DAIA. O IBM Watson (Inteligência artificial) entraria como uma alternativa para gestão de resultados; auxílio em decisões estratégicas; desenvolvimento de novos medicamentos; adequação de normas internacionais entre outras possibilidades de inovação para o setor. Ficará a cargo das indústrias adotarem o sistema.

No caso da saúde, nas unidades hospitalares, a proposta é inserir a computação cognitiva do IBM Watson (inteligência artificial) para auxiliar e agilizar os diagnósticos e prognósticos dos atendimentos; auxiliar nos tratamentos dos pacientes; contribuir com a gestão das unidades de saúde e promover resultados de forma interativa, entre outras ações interativas com a ferramenta.

Os resultados oferecidos pelo IBM Watson entrarão como um adicional ao considerar inúmeros cálculos e variáveis, em questão de segundos. Na sequência a ferramenta apresenta as probabilidades que mais se aproximarem de 100%, simulando a inteligência humana. Entretanto, a palavra final sempre será do profissional, valorizando o capital humano e gerando conhecimento já que são aplicados em países evoluídos tecnologicamente.

 

Serviço:

Workshop em Goiânia
Data: 05/03/2018 (segunda-feira)
Horário: das 8h às 17h
Local: Auditório Itego Governador Onofre Quinan – Anápolis-GO

 

Seminário – Computação Cognitiva: a nova fronteira para a saúde
Data: 06/03/2018 (terça-feira)
Horário: das 8h às 17h
Local: Casa da Indústria/FIEG. Posteriormente, às 14h, visita ao Conecta SUS, da Secretaria de Estado de Saúde.

 

Presenças do representante da IBM no Brasil, Gustavo Bravo da Silva; Ministro das Cidades, Alexandre Baldy; Secretário de Desenvolvimento, Francisco Pontes; Presidente Executivo do Sindifargo, Marçal Henrique.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo