Emater realiza 5º Encontro da Família Rural de Urutaí

Emater / Nivaldo Ferr

A Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), realizou na quinta-feira (16/6) o 5º Encontro da Família Rural de Urutaí, em parceria com a prefeitura municipal. O evento, que já se tornou tradição entre produtores da região, reuniu cerca de 200 pessoas, no Centro de Eventos do município.

O Encontro teve como objetivo oferecer conhecimento técnico, promover discussões relacionadas ao dia-a-dia da família rural e oportunizar a confraternização de produtores da região. Nesta edição, foram realizadas palestras com os temas “O Ser Humano e a Família em Primeiro Lugar”, proferida pelo técnico da Emater Manuel Lúcio dos Santos, “Conscientização e Controle de Queimadas”, trabalhado pelo Tenente Macedo, sub-comandante do Corpo de Bombeiros de Pires do Rio e “Recuperação de Nascentes”, assunto discutido pelo professor Pável Correa Costa, dos Instituto Federal Goiano.

Iniciativa
O responsável técnico pela Unidade Local de Urutaí, Luzimar Rosa Xavier, explicou que a ideia para realização do evento surgiu com o objetivo de promover um evento de integração. “As famílias são carentes desse tipo de evento. Muitos ficam na expectativa o ano todo para a realização do Encontro”, informou o técnico.

De acordo com registros da organização do evento, o Encontro cresce a cada ano. Seja entre os 80 participantes da primeira edição realizada em 2012, seja entre as duas centenas de pessoas da edição 2016, o produtor Orlando Oliveira Carneiro figurou entre os participantes de todas as edições. “A gente queria que fosse realizado até mais de uma vez por ano. Muitas vezes a gente trabalha errado na zona rural, mas aqui aprendemos muita coisa”, declarou Orlando, que produz gado de leite em Urutaí.

Produzir melhor
A relação do produtor Orlando Oliveira com a Emater vai além da participação em eventos. “Toda vida, quando a gente precisa da Emater, eles estão prontos. Antes a gente arava o terreno, mas não colocava adubo nem calcário. Com a ajuda do Luzimar, que nos ensinou, fizemos uma colheita boa. A pastagem que ele plantou é mais resistente porque preparou a terra”, avaliou o produtor.

“A Emater está presente em mais de 200 municípios e em todas as regiões do estado nós percebemos a demanda do produtor pelos serviços de assistência técnica. Estamos nos organizando para oferecer o melhor que temos nessa área”, declarou o diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural da Emater, Antelmo Teixeira Alves, que participou da abertura do evento.

O diretor explicou que essa preparação envolve a capacitação de técnicos para execução da Rede de Inovação Rural, um novo modelo de assistência técnica proposto pela Emater. O objetivo da metodologia é promover a extensão rural para garantir melhoria de renda, qualidade de vida e emancipação das famílias do campo por meio de parcerias público-privadas.

Para o prefeito de Urutaí, Nelson Donizete Ferreira, a parceria com a Emater “faz com que o benefício chegue no momento mais importante para o produtor rural”. O gestor lembrou que Urutaí foi um dos municípios que mais sofreu com a redução da cota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e que as parcerias e a forte atuação do produtor rural são determinantes para o fortalecimento da região.

Fonte: Supervisão de Comunicação da Emater

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo