Dia de Campo da Emater apresenta novidades na fruticultura a produtores rurais

Leopoldo Fernandes / SED

Na manhã desta sexta-feira (10/06), o superintendente-executivo de Agricultura, Antônio Flávio Camilo de Lima, representou o secretário de Desenvolvimento Thiago Peixoto no 1º Dia de Campo da Fruticultura na Estação Experimental de Anápolis da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater). Na ocasião, foram apresentadas inovações, resultado de pesquisa nos cultivos de variedades de tangerina, laranja e banana.

Para Antônio Flávio, a realização deste Dia de Campo, em que as informações são compartilhadas com os produtores rurais, é um momento simbólico, tão importante quanto o resultado obtidos nas pesquisas. “Nós, como um Estado com vocação para a agricultura e um país que depende tanto do agronegócio, temos que ser cada vez mais competitivos diante do mercado global”, argumentou.

Durante a visita aos campos experimentais de duas variedades de tangerina, duas de laranja e um clone de banana-maçã, o pesquisador Toshio Ogata explicou como as frutas se adaptam ao clima e solo goianos. Ele lembrou ainda que a citricultura no Brasil enfrentou um período difícil nos últimos dois anos. “Mas esse ano tem tudo para ser melhor. Estamos otimistas”, garantiu.

O evento foi voltado para produtores, técnicos e pesquisadores interessados no cultivo de banana e citricultura. O presidente da Emater, Pedro Arraes, enfatizou que Goiás precisa ter uma pesquisa forte, com um foco muito claro na inovação rural. “Procuramos ser mais ousados”, afirmou.

Presente durante a abertura do encontro, o prefeito de Anápolis, João Gomes, ressaltou que o município não tem como vocação a agricultura. Mesmo assim, segundo ele, a cidade tem tido resultados importantes na exportação de hortifrutigranjeiros. Ele agradeceu a parceria do Governo de Goiás e elogiou o trabalho da Emater. “Esse é um iniciativa que muitos dos nossos produtores vão conhecer novidades importantes, que facilitarão seu trabalho”, comentou.

 

Comunicação Setorial – SED

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo