Festa resgata tradição de sementes crioulas

Foto: Ascom Unifimes/ Divulgação

A Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) realizou, entre os dias 13 e 14 de maio, em Mineiros, a 8ª Festa da Semente. A sexta-feira (13/5) também contou com atividades voltadas para o produtor do município e região durante a realização do VI Encontro de Criadores de Suínos Caipira e do Seminário da Agricultura Familiar em Goiás e a Oficina Bioconstrução.

Ao todo, mais de 300 pessoas participaram do evento entre técnicos, estudantes universitários e agricultores familiares de Mineiros e cidades vizinhas. A Feira de Troca de Sementes e a Feira da Agricultura Familiar também integraram as atividades do evento, que contou com mesas-redondas, debates e atendimentos do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) ao produtor rural.

As atividades da Festa buscaram resgatar a tradição do cultivo de sementes e promover a visibilidade da agricultura familiar, além de promover a valorização da raça de suínos.

A engenheira agrônoma da Emater e responsável pela Unidade Local de Mineiros, Márcia Maria de Paula ressaltou que “o evento foi excelente e, neste ano, diferente dos outros, a Festa foi realizada durante dois dias”. Ainda segundo a servidora, o primeiro dia de atividades aconteceu em alguns pontos dentro da cidade. Já no segundo dia as atividades foram realizadas no campo na Associação dos Pequenos Produtores Rurais do Projeto de Assentamento Formiguinha.

Saúde

Ainda durante o evento, foram realizados atendimentos de saúde ao produtor rural através do Projeto Cultivando Saúde, da Prefeitura de Mineiros. De acordo com Márcia Maria de Paula, essa foi a terceira vez que o programa integra a Festa, prestando atendimentos médicos, odontológicos, vacinação e exames.

A engenheira agrônoma destacou ainda que os médicos que prestaram atendimento no último sábado devem continuar no assentamento por um mês para atender a população. A servidora da Emater destacou que valorizar as sementes crioulas é promover a saúde, já que não há o uso de adubos químicos e agrotóxicos nesse tipo de semente.

Para o presidente da Associação e produtor rural do município, Hanilton Teodoro de Deus, “a festa foi muito boa. Ficamos satisfeitos com a realização do evento dentro da Associação, e, além disto, aprendemos sobre diversos temas”. Ainda de acordo com o produtor, também houve uma troca de experiências com as permutas das sementes, porque tiveram a oportunidade de conhecer novas espécies de grãos.

Parceria

O evento foi realizado em parceria com a Prefeitura Municipal de Mineiros, o Núcleo de Estudos e Pesquisa em Agroecologia do Centro Universitário de Mineiros (Unifimes), o Sindicato de Trabalhadores Rurais de Mineiros, a Associação de Pequenos Produtores Rurais do Projeto de Assentamento Formiguinha, Pouso Alegre e Serra das Araras.

Além disto, também contribuíram com a atividade, a Cooperativa Mista dos Agricultores e das Agriculturas Familiares de Mineiros (Coopermin), o Território Rural de Identidade Parque das Emas (Nedet) e o Banco do Brasil.

Fonte: Comunicação da Emater

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo