Águas Lindas de Goiás se prepara para receber 20 empresas chinesas e um Centro de Convenções

Governo de Goiás e Prefeitura de Águas Lindas atuam para a instalação das empresas chinesas no município
Águas Lindas de Goiás está prestes a se consolidar como um polo estratégico na relação comercial entre Brasil e China. A partir de janeiro de 2025, o Polo Industrial Sol Nascente passará a abrigar 20 empresas chinesas, que atuarão em setores variados, como drones, motocicletas, energia fotovoltaica e eletrônicos. O anúncio foi feito na última semana, durante um evento realizado na Câmara Municipal, onde empresários da cidade chinesa de Zhongshan, na província de Guangdong, apresentaram os perfis das empresas que iniciarão suas operações na cidade.
A primeira grande obra do projeto será o Centro de Convenções do ITEC – Canal Expresso Brasil-China-Águas Lindas de Goiás, que ocupará uma área de 10 mil metros quadrados às margens da BR-070. O objetivo do centro é se tornar um hub para negociações entre o estado de Goiás e a China.
“O Governo de Goiás tem firmado grandes parcerias com a China. Nos últimos dois anos, realizamos três grandes missões ao país asiático para fortalecer nossas relações bilaterais e apresentar os benefícios de Goiás aos chineses. Essa parceria histórica entre a Prefeitura de Águas Lindas e a China é fruto desse trabalho conjunto, e resultará na transformação da economia da região, gerando emprego e renda para a população,” declara Joel Sant’Anna, secretário estadual de Indústria, Comércio e Serviços de Goiás.
“A parceria com o mercado chinês reflete o empenho da prefeitura e de sua equipe, com o apoio integral do governador Ronaldo Caiado, que tem fortalecido as relações internacionais ao longo de sua gestão”, pontua Caroline Fleury, secretária do Entorno do Distrito Federal.
O Canal Expresso Brasil-China será um centro multifuncional, com uma bolsa de mercadorias, áreas para conversão de moedas, exposição permanente de produtos e serviços, além de suporte logístico. O projeto também incluirá a criação de centros de capacitação para qualificar a mão de obra local e prepará-la para os desafios do mercado global, informa André Oliveira, presidente da Companhia de Desenvolvimento de Águas Lindas (CODEAL).
“Águas Lindas está dando um passo histórico com a chegada do ITEC – Canal Expresso Brasil-China. Este projeto não é apenas um marco para o município, mas um símbolo do nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável e a integração global. Com o Centro de Convenções e as 20 empresas chinesas que serão instaladas, estamos criando um ambiente propício para geração de empregos, inovação e fortalecimento econômico, posicionando Águas Lindas como referência nacional e internacional”, conclui.
O sucesso dessa iniciativa é impulsionado pelo ProGoiás, programa do governo estadual que oferece benefícios fiscais. Esse programa permite que as empresas paguem, no máximo, 33% do valor apurado, tornando a região ainda mais atrativa para investidores internacionais.
Fotos: Divulgação
Legenda: Projeto do Centro de Convenções que será construído no município de Águas Lindas.
Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços – Governo de Goiás


