População goiana ganha mais um Itego

Wagnas Cabral

Cumprindo a meta de ampliar a Rede de Institutos Tecnológicos de Goiás (Itegos), o governador Marconi Perillo juntamente com o vice-governador, José Eliton e o secretário Estadual de Desenvolvimento, Francisco Pontes, inauguraram hoje (14/11) o Itego de Santo Antônio do Descoberto, sendo 19ª unidade em Goiás.

“Esta é uma obra muito importante para o presente e para o futuro. Uma obra espetacular, que passa a ser patrimônio deste município. Institutos como este vão formando a Rede Itego, garantindo que Goiás seja um Estado Inovador”, destacou o governador Marconi Perillo.

Para o secretário Francisco Pontes os Itegos cumprem as missões de oportunizar aos jovens a sua profissionalização, a geração de emprego e renda e, também, auxilia na atração de investimentos e empresas para Goiás. “Ter uma mão de obra qualificada no município é um fator de competitividade. As indústrias, empresas de prestação de serviços, e de médio e pequeno porte precisam de pessoas qualificadas. Além disso não basta trazermos as empresas, queremos que as vagas geradas por elas sejam ocupadas por nossos cidadãos”, frisou o secretário de Desenvolvimento Francisco Pontes.

Cursos
A instituição oferecerá cursos em três eixos tecnológicos principais: Produção e Design (nas áreas de moda e vestuário); Produção de Alimentos; e Gestão Administrativa e Tecnologia da Informação. A definição desses eixos remete ao melhor atendimento das demandas e vocação do município.

A capacidade anual de oferta de vagas é de 2.200 alunos em cursos Técnicos de Nível Médio, sendo que com os cursos de Qualificação Profissional (FIC) este atendimento poderá atingir a marca de até 5 mil alunos por ano.

Além da qualificação para o desenvolvimento profissional, o Itego irá oferecer serviços de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica (DIT), que são atividades que envolvem transferência de tecnologia, prestação de serviços tecnológicos voltados aos Arranjos Produtivos Locais e à promoção e fortalecimento de ambientes de inovação.

Estrutura
A unidade do Itego em Santo Antônio está instalada em uma área de dez mil metros quadrados, doada pela Prefeitura de Santo Antônio do Descoberto, a obra ocupa uma uma área de mais de cinco mil metros quadrados. Foram investidos mais de R$ 10 milhões na construção desta unidade com recursos do Ministério da Educação, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), e contrapartida de 17,4% sob o total dos investimentos do Tesouro Estadual, por meio da Secretaria Estadual de Desenvolvimento (SED).

O Itego Sarah Luísa Lemos Kubitschek de Oliveira possui doze salas de aula, oito laboratórios, auditório, biblioteca, refeitório, área de convivência, quadra poliesportiva coberta e teatro de arena.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo