Indústria e serviços acumulam crescimento de 8,1% e 3% nos últimos 12 meses

Setores econômicos de Goiás registram alta expressiva e impulsionam PIB do estado

A indústria e os serviços goianos acumularam 8,1% e 3%, respectivamente, nos últimos 12 meses. Durante o ano, o crescimento foi de 7% e 4,2%, marcando mais uma contribuição positiva para o Produto Interno Bruto (PIB) do estado de Goiás, que em 2024 registrou acumulado de 1,2%. Os dados constam no boletim sobre o Produto Interno Bruto Mensal, referente ao mês de agosto de 2024, divulgado pelo Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (IMB).

“Os resultados atestam como a indústria e os serviços, além da agropecuária, são pilares fundamentais para o PIB goiano, pois impulsionam nosso crescimento econômico e geram milhares de empregos para a população”, destaca o titular da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviços (SIC), Joel de Sant’Anna Braga Filho.

Para agosto de 2024, na comparação com o mesmo mês do ano anterior, o PIB mensal goiano foi estimado em 2,1%, com os setores da agropecuária (3,3%), indústria (1,2%) e dos serviços (2,0%) possuindo resultados positivos no mês.

No resultado da indústria, as atividades que contribuíram para o resultado favorável em agosto foram os serviços industriais de utilidade pública (6,9%) e construção civil (5,6%). Os resultados positivos no setor de serviços foram oriundos das atividades de serviços prestados às famílias (15,3%), de comércio (11,1%), de outros serviços (6,9%) e de serviços de informação e comunicação (5,2%).

Com relação à variação acumulada nos últimos 12 meses, o PIB do estado de Goiás apresentou um crescimento de 1,3%. Na análise da variação mensal com ajuste sazonal, ou seja, na comparação de agosto de 2024 com o mês imediatamente anterior, o PIB apresentou variação de 0,3%.

Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviços – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo