“2015 foi um ano de conquista para a agropecuária”, afirma José Eliton


Vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico esteve em almoço oferecido nesta segunda-feira pela SGPA em agradecimento ao apoio dado ao setor 

Vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico, José Eliton destacou os avanços do setor produtivo primário e os investimentos feitos pelo Governo do Estado durante almoço oferecido nesta segunda-feira (09/11) pela Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura (SGPA). Segundo ele, o setor faz com que Goiás seja menos suscetível à crise nacional. “Esse foi um ano de importantes conquistas apesar da crise”, pontuou. Integrantes da bancada federal goiana no Congresso Nacional também participaram do evento. 

Dados da balança comercial de outubro divulgados hoje pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação (SED), pasta comandada por José Eliton, mostram que este mês Goiás atingiu é o 21º de superávit consecutivo.  O milho liderou as vendas para o mercado externo com 27,3% do total das exportações;  soja com 24,6%  e o mercado de proteínas, (bovinas, aves, suínas e outras) com 21% de participação.   

O vice-governador José Eliton também listou série de programas do governo de Goiás, como o “Cartão Rural”, que já cadastrou três mil produtores em todo estado; Lavoura Comunitária, que entregou 450 toneladas de alimentos à Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) na última semana;  e a Patrulha do Desenvolvimento, que deve ser retomado nas próximas semanas. Todos estes projetos são coordenados pela SED, auxiliando os produtores rurais e impulsionando a economia goiana. 

Ainda no almoço o vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico mencionou a segunda etapa da Campanha de Vacinação Contra a Febre Aftosa quando, ao final, todo rebanho goiano, de cerca de 22 milhões de animais, deverá ser imunizado. Para José Eliton, trabalhos como os realizados pela Agrodefesa (como a vacinação) e pela Emater-GO são de grande importância e precisam de todo apoio possível do governo do estado. Os dois órgãos são jurisdicionados à SED; o presidente da Emater-GO, Pedro Arraes, também esteve na SGPA.

“Reconheço em nome do governo de Goiás o trabalho desta importante instituição bem como de todos os produtores rurais goianos que contribuem grandemente com o crescimento do nosso Estado e fortalecimento da nossa economia”, disse ao transmitir um abraço do governador Marconi Perillo. 

Segundo o presidente da SGPA, Hugo Goldfeld, o encontro teve como objetivo agradecer as diversas ações dos políticos goianos em prol desse setor. “Não fosse a contribuição do Governo de Goiás, nós não teríamos condições de realizar nossa tradicional feira de maio desse ano”, disse. Em resposta, José Eliton ressaltou que o governo também deve agradecimento a essa instituição que sempre acreditou na força do trabalho: “Esse é o carro forte da nossa economia”, declarou o vice-governador.  

 

Fotos: Jota Eurípedes

Comunicação Setorial
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação (SED)
(62) 3201-5463, 3201-5487

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo