Femep realiza primeira reunião ordinária de 2015
Governador em exercício, José Eliton abriu os trabalhos e destacou importância do Fórum das Micro e Pequenas Empresas
O Governador em exercício, José Eliton, participou nesta quarta-feira (28) da I Reunião Ordinária do Fórum Estadual das Micro e Pequenas Empresas (Femep), realizada na Sala de Reuniões do 10º andar do Palácio Pedro Ludovico Teixeira.
Dentre os temas principais que movimentaram a pauta do encontro, a aprovação do texto do novo Regimento Interno do Fórum e a indicação por consenso das entidades do Governo e da iniciativa privada que coordenarão os três Comitês Temáticos da entidade: Comitê de Desoneração e Desburocratização, Comitê de Ampliação de Mercados e Comitê de Inovação e Crédito.
Durante a reunião, José Eliton destacou a grande representatividade do Fórum ao avaliar o número de entidades presentes, e reconheceu a importância do Femep como instrumento de peso no esforço conjunto para os avanços e busca de soluções das demandas dos setores de micro e pequenas empresas (MPE).
O governador em exercício salientou ainda que, a maciça presença de representantes governamentais ligados à causa das MPEs em áreas diversificadas, que se somaram ao Fórum Empresarial e aos representantes da iniciativa privada, imprimiu à reunião “a expressão da vontade e do compromisso do Governo de Goiás, e propriamente do governador Marconi Perillo, de atender e buscar soluções para as demandas desse setor importante para a economia goiana”, afirmou.
Processo de escolha para os comitês
Após a discussão e aprovação do texto do Regimento Interno do Femep, foram indicados os seguintes representantes da iniciativa privada e do Governo para as coordenações dos Comitês temáticos, que serão definidos nas próximas duas semanas:
• Comitê de Desoneração e Desburocratização: Secretaria de Gestão e Planejamento (Segplan), Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), Junta Comercial de Goiás (Juceg), Corpo de Bombeiros, Associação Comercial e Industrial de Goiás (Acieg), Conselho Regional de Contabilidade (CRC), Federação das Micro e Pequenas Empresas de Goiás (Fempeg) e Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Goiás (FCDL).
• Comitê de Ampliação de Mercados: SED, por meio da Superintendência Executiva de Comércio Exterior e Superintendência de Desenvolvimento Regional, Conselho Superior Promoção de Investimentos e Negócios Internacionais (Promogoiás), Segplan, Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), Associação de Jovens Empresários de Goiás (Age), Federação das Associações Comerciais e Industriais de Goiás (Facieg), Associação Goiana das Micro e Pequenas Empresas (Agpe), Federação das Indústrias de Goiás (Fieg) e Federação do Comércio de Goiás (Fecomércio).
• Comitê de Inovação e Crédito: Superintendência de Ciência e Tecnologia, Fundo de Desenvolvimento do Centro-Oeste (FCO), Sefaz, Goiás Fomento, Segplan, Frente Parlamentar das Micro e Pequenas Empresas de Goiás, Facieg, Federação da Agricultura de Goiás (Faeg), Associação de Jovens Empresários de Goiás (Age) e Banco do Brasil.
Saiba mais
O fórum estadual é uma instância governamental com participação da iniciativa privada, destinada à discussão e proposição de políticas públicas de fortalecimento das microempresas e empresas de pequeno porte no estado de Goiás, incentivando os pequenos negócios, trazendo propostas inovadoras e criando ambiente propício ao diálogo colaborativo entre governo e o setor privado. O fórum também acompanha e avalia no estado a implementação da Lei Complementar Federal nº 123, de 2.006, o Estatuto das Microempresas.
O fórum desempenhará função estratégica na identificação das principais demandas dos pequenos e microempresários do estado e ao mesmo tempo replicará em Goiás as políticas públicas que contribuem para melhorar os ambientes de negócios e fazer avançar ainda mais a economia goiana. “Um estado com os índices de crescimento como os que Goiás tem alcançado precisa fortalecer e dar segurança àqueles que querem empreender e gerar emprego e renda”, afirma o vice-governador.
Entre as prioridades do Fórum para esta gestão, além da construção de um novo regimento interno e adequação às novas diretrizes do fórum permanente, está a implementação e a consolidação da Rede Sim no estado, sistema integrado on line que permite a abertura, fechamento, alteração e legalização de empresas em todas as Juntas Comerciais do Brasil, integrando os serviços federais, estaduais e municipais, sem burocracia. A meta é que todos os municípios goianos sejam beneficiados com o sistema que é gerenciado no estado pela Junta Comercial do Estado de Goiás (Juceg), órgão vinculado à SED.
Fotos: Wildes Barbosa
Comunicação Setorial
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação (SED)
(62) 3201-5463, 3201-5487