Fábrica da Votorantim Cimentos em Edealina será inaugurada este ano


Nova unidade construída em Edealina, a 150 km de Goiânia, irá produzir 2 milhões de toneladas de cimento por ano e gerar 600 vagas de empregos diretos e indiretos

A Votorantim Cimentos acaba de anunciar que sua nova fábrica em Goiás, construída em Edealina, a 150 km da capital, está praticamente pronta para iniciar a operação, faltando pequenas obras de infraestrutura previstas para as próximas semanas. A informação foi transmitida pelo gerente geral de projetos da Votorantim Cimentos, Olavo Kaehler, durante visita do governador em exercício, José Eliton, ao local da nova unidade fabril.

A nova planta de Edealina faz parte do plano de expansão da Votorantim Cimentos que consolida o maior investimento na história da empresa. São recursos da ordem de R$ 6 bilhões, no período de 2007 a 2015, envolvendo a construção e ampliação de unidades fabris em todo o País.

Com a entrada em operação, a unidade goiana irá gerar 600 novos empregos, entre diretos e indiretos. A fábrica será referência na indústria, empregando a melhor tecnologia de produção, segurança do trabalho e respeito ao meio ambiente. O governador em exercício destacou a importância dos investimentos realizados pela Votorantim Cimentos em Goiás enquanto mais uma iniciativa que dinamiza a economia do Estado, com reforço na produção e geração de inúmeras oportunidades de trabalho.

Kaehler informou que a empresa terá, ao final deste ano, 37 fábricas de cimento no País, com destacada atuação em todas as regiões. Segundo ele, essa nova unidade faz parte do projeto da empresa para atender a demanda e também a interiorização do consumo de cimento no País.

“Contamos com a parceria do Estado de Goiás para que a operação possa ter início ainda em 2015. Ainda dependemos de obras de infraestrutura, tais como a ligação de energia elétrica e a conclusão das estradas de acesso para o escoamento do produto. A parceria do governo do Estado é essencial para a viabilidade da operação”, explicou Kaehler.

A nova fábrica vai produzir cimento da marca Tocantins e irá abastecer os mercados de Goiás, Triângulo Mineiro, regiões Norte e Noroeste de São Paulo.

Ações comunitárias

O gerente da empresa esclareceu que a Votorantim Cimentos tem a missão de contribuir com o desenvolvimento sustentável das comunidades onde atua, e por isso, a empresa assume o compromisso de priorizar o recrutamento da mão-de-obra local, buscando a sua capacitação.

Em Edealina, a empresa construiu uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS) e entregou um aparelho de raios X, um digitalizador de imagens, e um aparelho de ultrassom, instalados no Hospital Municipal. A estrutura tem capacidade para atender 80 pessoas por dia, em serviços de atenção básica como consultas médicas de clínica geral e odontologia, além de obstetrícia e pediatria. Em Edéia, a Votorantim Cimentos entregou uma Unidade Mista de Saúde (UMS), para a realização de consultas médicas de clínica geral, odontologia, pediatria e atendimento psicológico.

A Votorantim Cimentos desenvolve também outras iniciativas na região, como o Programa de Desenvolvimento de Fornecedores, realizado com o apoio do Sebrae Goiás, com o objetivo de fortalecer os pequenos e médios empresários da região. A empresa promove, ainda, o Programa de Formação de Conselho Comunitário para o Desenvolvimento de Fornecedores, e o Programa VIA, que tem como proposta contribuir para a melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e fortalecer as estruturas de gestão da área da criança e do adolescente.

A empresa

Presente no negócio de materiais de construção (cimento, concreto, agregados e argamassas) desde 1933, a Votorantim Cimentos é uma das maiores empresas globais do setor, com capacidade produtiva de cimento de 54,5 milhões de toneladas/ano. A Votorantim Cimentos possui unidades estrategicamente localizadas próximas aos mais importantes mercados consumidores em crescimento e está presente em 13 países, além do Brasil: Argentina, Bolívia, Canadá, Chile, China, Espanha, Estados Unidos, Índia, Marrocos, Peru, Tunísia, Turquia e Uruguai.

Fotos: Marcos Prado

Comunicação Setorial
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação (SED)
(62) 3201-5463, 3201-5487

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo