SED abre Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em evento da UFG


Solenidade integrada reuniu estudantes, professores e pesquisadores no Centro de Cultura, no Campus Samambaia

 A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação (SED) abriu, nesta segunda-feira (19), no Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Goiás, no Campus Samambaia, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que este ano tem como tema “Luz, Ciência e Vida”, em cerimônia de abertura do Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão (Conpeex) da UFG. A superintendente de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento da SED, Rosidalva Lopes, que coordena as atividades da semana nacional no estado de Goiás, representou o governador em exercício, José Eliton, na solenidade integrada.

De acordo com Rosidalva, a escolha do tema para este ano foi uma ideia “iluminada”, pois a luz está presente na vida de todos os cidadãos. “Está presente no clima, na agricultura e em todas as áreas”. E o momento, segundo ela, é propício para se pensar em tecnologias que promovam o desenvolvimento sustentável e também de conscientizar os cidadãos para o uso responsável dos recursos naturais e da energia. Rosidalva destacou a atuação da SED na busca de soluções para o desenvolvimento econômico e social do estado de Goiás e agradeceu a UFG pela parceria e realização da solenidade de abertura integrada da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e do Conpeex.

Durante o Congresso, a SED estará com atividades interativas em um estande onde os visitantes poderão interagir com luz de laser e, ainda, dar suas pedaladas em uma bicicleta transformada em console de videogame e acoplada a um painel de led de três metros de largura. Ao pedalar a bicicleta, o visitante entrará numa floresta de cores. O que ele propõe é a possibilidade da pessoa se movimentar dentro de um ambiente virtual. É desenvolvido em ambiente 3D, mas, ele é todo baseado em duas dimensões.

Em uma câmara escura, os visitantes têm oportunidade de ver a decomposição da luz em cores. Ali eles não podem olhar diretamente para o laser. Eles posicionam uma mão sobre o sensor em um cubo e vão produzindo movimentos verticais e horizontais que irão mudar a posição do laser nos prismas e espelhos. Larissa Napole Gomes, 20 anos, estudante de Biologia, disse ter gostado das atividades propostas. “É legal entender como as cores primárias vão se separando, e essa parte da Física sempre me interessou muito”, disse. Todas as três instalações no estande da SED tratam da luz e da decomposição da luz em cores.

Para a conferência de abertura do Conpeex, a UFG convidou o presidente da Agência USP de Inovação, Vanderlei Bagnato, da USP/São Carlos, que falou da importância da mobilização que a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia promove. “Um país que não é capaz de entender o valor da ciência para a economia e para o desenvolvimento não consegue sobreviver no atual cenário mundial”, disse ele, ao iniciar a conferencial.

A Semana é o maior evento de divulgação de Ciência e Tecnologia do país e tem como objetivos levar estes temas até a população e também fortalecer a formação de uma rede de instituições em prol da ciência. Cada atividade é vista como uma oportunidade para se divulgar a produção científica, além de conquistar a atenção de futuros cientistas e pesquisadores. O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação é o realizador nacional e conta com a parceria de secretarias de estado e instituições acadêmicas e de pesquisa para a promoção does eventos comemorativos.

Inova Goiás
As atividades desenvolvidas pelo Governo de Goiás para a Semana Nacional/Semana Estadual de Ciência e Tecnologia integram os esforços da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SED), que é a responsável por coordenar no estado o maior programa de Inovação e Tecnologia em execução no país neste momento, o Inova Goiás, que prevê investimentos superiores a R$ 1,1 bilhão até 2018. O Inova Goiás visa incorporar a inovação e a tecnologia nos processos produtivos dos vários setores econômicos e, ainda, na estrutura do Estado, para elevar a qualidade dos serviços prestados à população.

O Inova Goiás foi lançado no início de setembro e já vem promovendo a automação de vários serviços públicos, entre eles o Cartão Rural, para emissão de GTA e outros documentos, direto pelo agropecuarista; o Ipasgo Fácil, para agendamento de consultas a partir de um dispositivo móvel; o Telemedicina, Siga Saúde Goiás e o Conecta Sus, que trazem benefícios ao usuário da rede pública de saúde; o Crédito Automático, os Correspondentes de Crédito e o Fundo Garantidor de Investimento (FGI), da GoiásFomento.

De acordo com a coordenadora da Semana Nacional de C&T no estado de Goiás, Rosidalva Lopes, a SED está finalizando um projeto para a popularização da Ciência em todo o estado, com a construção de espaços específicos dentro dos parques das cidades com equipamentos para que o público possa despertar a curiosidade pela pesquisa e pela ciência. Relógios de sol, roldanas, telescópios e outros instrumentos, segundo ela, vão atrair a atenção de crianças e adultos para a ciência. 

Fotos: Wildes Barbosa

Comunicação Setorial
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação (SED)
(62) 3201-5463, 3201-5487

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo