MDIC lança programa de capacitação de empresas para exportação


O secretário de Desenvolvimento (SED), Luiz Maronezi, participou do lançamento do Plano Nacional da Cultura Exportadora (PNCE) e do Programa Brasil Mais Produtivo ações do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), realizado hoje (16/09) pelo ministro, Marcos Pereira, na presença do Governador Marconi Perillo e do presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (FIEG), Pedro Alves, no auditório da FIEG.

O objetivo das ações é melhorar os processos produtivos para que se possa ampliar a entrada de mercadorias da região no comércio internacional.

O Governador Marconi Perillo destacou o crescimento do saldo exportador de Goiás. “Há alguns anos, Goiás se relacionava com menos de 40 países, hoje são mais de 150. Estas ações darão reforço importante e em sintonia com as diretrizes adotadas pelo Governo de Goiás”, avaliou Marconi Perillo.

Comitê

A Secretaria de Desenvolvimento (SED), por meio da superintendência de Comércio Exterior, assumiu a secretaria executiva do Comitê Estadual do Plano Nacional da Cultura Exportadora, cujo termo de constituição foi assinado pelo ministro, Marcos Pereira e pelo governador Marconi Perillo. A Fieg será a coordenadora do Comitê, que é composto por diversas instituições como Adial, Acieg, Banco do Brasil, Correios, Facieg, Faeg, Fecomércio, Movimento Goiás Competitivo (MGC), Senai, Sebrae, entre outros.

Brasil Mais Produtivo

O Programa Brasil Mais Produtivo está oferecendo 3 mil vagas para capacitação de empresas em todo o Brasil, sendo destas, 220 para Goiás. “Já temos 580 empresas inscritas, o que demonstra o interesse dos empresários goianos”.  Serão investidos R$ 50 milhões, para capacitar 3 mil empresas no Brasil. O Programa tem como foco a melhoria do processo produtivo das empresas brasileiras, buscando a redução de desperdícios mais comuns com o objetivo de aumentar em pelo menos 20% sua  produtividade.

PNCE

O Plano Nacional da Cultura Exportadora tem o objetivo de aumentar a participação empresarial nas operações de comércio exterior e incentivar o aumento da comercialização de produtos e serviços de Goiás. As empresas contarão com ferramentas de treinamento, capacitação, consultoria para adequação de produtos e identificação de mercados. O Plano será desenvolvido em cinco etapas – sensibilização, inteligência comercial, adequação de produtos e processos, promoção comercial e comercialização.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo