SED discute ações para fortalecimento do APL de Cachaça de Goiás

Jayr Inácio/SED

As superintendências de Desenvolvimento Tecnológico, Inovação e Fomento à Tecnologia da Informação, de Comércio Exterior, do Gabinete de Gestão de Capacitação e Formação Tecnológica da Secretaria de Desenvolvimento (SED) reuniram-se hoje (23/08) pela manhã com representantes do Arranjo Produtivo Local de Cachaça de Goiás e do Sebrae.

A divulgação dos produtos do APL de Cachaça em eventos apoiados pela SED foi um dos assuntos tratados na reunião. Foram apresentados os projetos da SuperAgos (15ª Convenção e Feira de Negócios para Supermercados e Pani­ficadoras) que acontecerá de 21 a 23 de setembro, no Centro de Convenções de Goiânia, e do Go To Goiás que será realizado em Brasília no dia 28 de setembro. 

Na ocasião, o Projeto de Extensão Industrial Exportadora (Peiex), que tem como objetivo promover a competitividade e a cultura exportadora nas empresas de micro, pequeno e médio porte, foi apresentado aos participantes pela coordenadora o Peiex e assessora de Comércio Exterior, Graciela Rodrigues de Souza.

A educação profissional voltada para o segmento do APL de Cachaça também foi alvo da conversa entre os participantes. Para a gerente de Inovação e Difusão Tecnológica, Glady Duarte, a busca pela produtividade e a qualidade devem estar alinhadas com a capacitação profissional. “O Instituto Tecnológico de Goiás de Anápolis tem como vocação a produção da cachaça, queremos alinhar com vocês as demandas e necessidades para que possamos oferecer cursos que possam fortalecer este setor”, propôs Glady Duarte.

O produtor João Carlos Moles, de Bela Vista de Goiás, destacou a importância de cursos para o segmento. “Hoje, quem tem oportunidade, tem que ir para Minas Gerais ou São Paulo em busca de capacitação profissional”, explicou.

A gerente Glady Duarte também informou aos representantes do APL da Cachaça sobre os cursos de Plano de Negócios oferecidos para diversos segmentos, e em vários municípios goianos.

Outro ponto levantado na reunião foi a implantação do Laboratório de Cachaça de Alambique para certificação e qualificação profissional, que será instalado no Itego de Anápolis, onde já existe espaço e alguns equipamentos que poderão ser utilizados. Ainda estão em trâmite alguns procedimentos para implantação do laboratório.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo