Governador aprova projetos da Emater no Goiás Mais Competitivo


Nesta terça-feira (3/8), o governador Marconi Perillo aprovou os projetos da Agência Goiânia de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária de (Emater) que integram o Programa Goiás Mais Competitivo. As propostas apresentam soluções para o desafio de aumentar produtividade no campo, previsto no Programa.

A proposta de solução apresentada pela Emater leva o nome de Programa Rural Eficiente, onde estão inseridos os projetos Inovar no Meio Rural e Modernizar a Infraestrutura de Pesquisa de Goiás. Enquanto o primeiro trata da implantação da Rede de Inovação Rural, o segundo busca a reforma e a construção de unidades de pesquisa e laboratórios em Goiás.
Marconi Perillo informou ainda que os projetos incluídos no Programa terão prioridade para o recebimento de recursos do Estado. Os projetos a serem desenvolvidos pela Emater até 2018 preveem a utilização de R$ 57,9 milhões.

“Nosso primeiro passo agora é fazer com que a parte desse recuso a ser utilizada no ano que vem seja contemplado no orçamento de 2017”, informou o presidente da Emater, Pedro Arraes.

Ater e Pesquisa
“Pela compreensão do conjunto do governo, percebemos que a Rede de Inovação Rural é uma metodologia que está alinhada com a proposta de gestão do governo do estado”, avaliou o diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) da Emater, Antelmo Teixeira Alves.

“Essa infraestrutura vai possibilitar o desenvolvimento de 21 projetos de pesquisa técnica que estão em andamento na Emater. Todas elas têm como objetivo apresentar soluções diretas para o produtor rural”, informou a diretora de Pesquisa Agropecuária da Emater, Maria José Del Peloso.

Goiás Mais Competitivo
Desenvolvido para identificar os principais desafios e oportunidades para o avanço da competitividade no estado até 2018, o Goiás Mais Competitivo possui três eixos estratégicos: Qualidade de Vida, Competitividade Econômica e Gestão Pública Eficiente.

Os projetos apresentados pela Emater estão inseridos no eixo Competitividade Econômica, que apresenta sete desafios, entre eles de aumentar a produtividade no campo, o que inclui melhoria de renda das famílias rurais.

Rede de Inovação Rural
A Rede de Inovação Rural é uma nova metodologia de assistência técnica continuada que busca a emancipação das famílias rurais e que já está sendo implantada pela Emater em Goiás. O objetivo é promover atendimento qualificado e continuado a produtores por meio de parcerias público-privadas.

Essa nova metodologia envolve não só atendimento para a atividade agropecuária, mas também para a gestão de negócios no campo e para o tratamento de questões sociais e comportamentais que envolvem o campo.

Supervisão de Comunicação da Emater

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo