SED forma 20 profissionais de Lapidação e Joalheria


Um grupo de 20 alunos dos cursos de Joalheria e de Lapidação, da Superintendência de Mineração da Secretaria de Desenvolvimento de Goiás (SED), receberão os certificados neste primeiro semestre de 2016. Eles concluíram os cursos profissionalizantes, oferecidos gratuitamente e em caráter permanente, pela Superintendência de Mineração da SED. São seis formandos em Lapidação e 14 formandos em Joalheria, que já trabalham ou passarão a integrar o mercado de joias em municípios de Goiás, mas também procedentes de outros estados, como a Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Distrito Federal e até um de Cale (Colômbia).

Ambos os cursos, de Lapidação e de Joalheria da SED, são realizados no Centro de Gemologia da Superintendência de Mineração, localizado no Distrito Agroindustrial de Anápolis (DAIA), e fazem parte da grade de ações específicas da pasta, focadas na ampliação dos mercados de trabalho, qualificação de mão de obra profissional e inclusão social, que o Governo desenvolve em várias frentes. As atividades são bancadas com recursos do Fundo de Fomento à Mineração (Funmineral).

As aulas e treinamentos, realizados por instrutores qualificados da SED, são gratuitos para os aprendizes, que cumprem um semestre de cursos, que totalizam 320 horas/aulas de teoria e prática presenciais. As atividades são oferecidas nas dependências dos laboratórios equipados do Centro de Gemologia, ficando a cargo dos aprendizes os gastos com matérias-primas essenciais para as aulas, como gemas e metais, preciosos e semipreciosos.

Os cursos de Joalheria e de Lapidação da SED são motivo de atração, e com grande procura, por homens e mulheres que já atuam na confecção de joias e semijoias, ou pessoas vocacionadas para a atividade. Em Goiás há garantias de mercado em centros comerciais gerais, e alguns em especial, como Pirenópolis, Anápolis, Goiânia, Formosa, Caldas Novas e também cidades turísticas em geral, daí a grande procura.

Para o próximo semestre deste ano, os interessados já podem fazer suas inscrições pelo telefone (62) 3316-1112.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo