Mostra de pinturas de Ivan Hrútsky aproxima goianos da beleza e cultura de Belarus


Exposição fica aberta ao público, durante todo mês de julho, no saguão do PPLT

Obras do pintor Ivan Hrútsky (1810- 1885), de Belarus – além de trajes típicos deste país do leste europeu -, compõem o cenário do saguão do Palácio Pedro Ludovico Teixeira durante todo o mês de julho. A mostra artística, inaugurada nesta quinta-feira (09/07) e com acesso gratuito ao público em horário comercial, é promovida pela Embaixada de Belarus no Brasil, em parceria com o Governo de Goiás – por meio do PromoGoiás, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SED) -, com o objetivo de promover o estreitamento das relações culturais entre o Estado e aquele país.

A exposição conta com 16 reproduções de quadros assinados por Ivan Hrútsky, um dos mais importantes e prestigiados artistas da antiga Bielorrússia e intitulado “mestre de naturezas-mortas”. 

O secretário de Desenvolvimento Econômico, José Eliton, foi representado no evento pelo superintendente executivo de Comércio Exterior da SED, William Leyser O’Dwyer. A abertura da mostra teve ainda o apoio e a presença do secretário-executivo do PromoGoiás, Leonardo Jayme.  “É uma honra recebermos uma exposição desta magnitude”, disse ele.

Também participaram representantes da Embaixada de Belarus no Brasil, como o cônsul honorário Pedro Bittar, também empresário e ex-presidente da Associação Comercial e Industrial do Estado de Goiás (Acieg).

Ao dar as boas vindas aos convidados da exposição, o superintendente William O’Dwyer destacou o alto nível e beleza das obras: “Somos privilegiados. Temos a oportunidade de, por mais de duas semanas, convivermos com a beleza e expressividade da cultura de Belarus. Nossos votos é de que nossa amizade resulte no fortalecimento das nossas relações e também em grandes e mútuas oportunidades de negócios”.

Conselheiro da Embaixada de Belarus, Sergei Lukashevich relembrou a recente missão comercial goiana liderada pelo vice-governador e secretário José Eliton a três países do leste europeu – Rússia, Polônia e Belarus. “Tenho certeza de que a partir de agora temos, juntos, muitas possibilidades de negócios e de intercâmbios culturais, como este que inauguramos hoje aqui em Goiânia”, comemorou.

Fotos: Wildes Barbosa

Comunicação Setorial
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação (SED)
(62) 3201-5463, 3201-5487

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo