Diretoria e técnicos da Goiasprev reúnem-se com a Gerência Executiva do INSS em Goiânia

O encontro que aconteceu na quarta-feira (18), na sede da Goiás Previdência, integram as ações desenvolvidas pela autarquia, com o objetivo de otimizar a compensação previdenciária entre o Regime Próprio de Previdência Social-RPPS e do Sistema de Proteção Social dos Militares –SPSM, do Estado de Goiás e o Regime Geral da União, por meio do INSS. 

Essa compensação é um acerto de contas para a situação em que servidores aposentados no estado, tenham trabalhado, anteriormente, no setor privado, com consequente contribuição previdenciária para o RGPS. Os valores pagos àquele Regime são devidos à previdência estadual e devem ser restituídos.

Porém, o acúmulo dos processos na base do Instituto (mais de dez mil), e a morosidade nas análises dos mesmos , tem gerado um atraso significativo na transferência dos recursos , causando impacto na receita da previdência estadual, responsável pela gestão dos recursos previdenciários para a concessão e manutenção de benefícios previstos em leis próprias, destinadas à cobertura dos seus segurados.

Segundo o presidente da Goiás Previdência, Gilvan Cândido da Silva, várias ações tem sido empreendidas pela gestão previdenciária, com o objetivo de minorar esse impasse. “ Essa pauta tem recebido uma atenção especial do governador Ronaldo Caiado que em agosto, solicitou, via ofício, ao Ministério da Previdência Social-MPS, celeridade na análise dos processos para viabilizar esse acerto financeiro entre as instituições”, afirma.

Conforme o gerente-executivo-substituto do Instituo Nacional do Seguro Nacional-INSS Goiânia, Gescelio Soares da Silva, a reunião técnica em é o desdobramento de iniciativas anteriores que buscam aprimorar a prestação de serviços entre os órgãos. “O objetivo é ampliar os laços que foram iniciados em tratamentos para acordos de cooperação entre os dois maiores Regimes de Previdência do Estado de Goiás e dar vazão à compensação previdenciária”, informa.

Além dos representantes dos entes, participaram também das discussões, os técnicos: Ferdinan Lima Cantanhêde da Equipe de Suporte no Gerenciamento de Benefícios e Cristina Lozi Leite Brito, Coordenadora da Seção de Análise de Reconhecimento de Direitos da Secretaria Executiva do INSS em Goiânia, e a diretora de Previdência, Milena Guilherme Dias, o gerente de Investimentos, Marcos Medeiros da Silva, o Chefe da Assessoria Estratégica da presidência, Fernando Abrão, o gerente de Compensação Previdenciária, Fábio Resende Martins, o gerente de Concessão de Aposentadoria, Josiniro da Silva Coelho e o coordenador de Compensação Previdenciária Carlos Eduardo Borges.

Goiás Previdência – Governo de Goiás 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo