Zaira Turchi participa de abertura da 67ª Reunião Anual da SBPC

A presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa de Goiás (Fapeg), Maria Zaira Turchi, participou na noite de ontem (12), em São Carlos, da abertura oficial da 67ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). O evento, que acontece anualmente em um estado brasileiro diferente e nas dependências de universidades públicas, está sendo realizado até o próximo domingo (19) no campus na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

O tema deste ano é “Luz, Ciência e Ação”, que faz referência ao Ano Internacional da Luz comemorado em 2015 em vários países por decisão da Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU). A temática reconhece a importância das tecnologias associadas à luz na promoção do desenvolvimento sustentável e na busca de soluções para os desafios globais nos campos da energia, educação, agricultura e saúde.

Na manhã de hoje (13) está sendo realizada a conferência inaugural da Reunião, com a participação do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo. A programação científica segue até a sexta-feira (17), com 241 atividades que terão a participação de pesquisadores renomados do Brasil e exterior, e gestores do sistema estadual e nacional de C&T. No total, o evento contará com 92 conferências, 62 mesas-redondas, 52 minicursos, 14 sessões especiais, 11 simpósios, 06 assembleias e 04 encontros.

As reuniões anuais da SBPC têm, concomitantemente, os objetivos de debater políticas públicas nas áreas de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação e de difundir os avanços da Ciência nas diversas áreas do conhecimento.

História – Realizada desde 1948, com a participação de representantes de sociedades científicas, autoridades e gestores do sistema nacional de ciência e tecnologia, a Reunião Anual da SBPC é um importante fórum para a difusão dos avanços da ciência nas diversas áreas do conhecimento e um fórum de debates de políticas públicas para a ciência e tecnologia.

A programação científica é composta por conferências, simpósios, mesas-redondas, encontros, sessões especiais, minicursos e sessões de pôsteres. Também são realizadas outras atividades, como a SBPC Jovem (programação voltada para estudantes do ensino básico), a ExpoT&C (mostra de ciência e tecnologia) e a SBPC Cultural (apresentação de atividades artísticas regionais e discussões sobre temas relacionados à cultura).

O evento, que é gratuito, reúne milhares de pessoas – cientistas, professores e estudantes de todos os níveis, profissionais liberais e visitantes.

*Com informações da SBPC.

Assessoria de Comunicação Social da Fapeg.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo