Workshop internacional discute manejo de resíduos para desenvolvimento sustentável em Goiânia

Evento discutiu iniciativa que busca aplicar tecnologias sustentáveis para o manejo da água, resíduos energia e alimentos

No último dia 3, foi realizado em Goiânia o Workshop Internacional “Water-Waste-Energy-Food (WWEF) Nexus in Brazil”. Promovido pelo Instituto Federal de Goiás (IFG), em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG) e a University College London (UCL), o evento discutiu o WWEF Nexus Project, iniciativa que busca aplicar tecnologias sustentáveis para o manejo da água, resíduos energia e alimentos.

O evento integra projeto fomentado pelo Governo de Goiás, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), em que se estuda um modelo sustentável reuso da água e recuperação de energia e nutrientes a partir de resíduos para o crescimento de plantas e produção de alimentos em comunidades rurais.

A programação contou com apresentação das ferramentas do modelo WWEF Nexus Project e seus resultados no Brasil e no Reino Unido. Os participantes também discutiram questões relacionadas a ecotecnologias para o desenvolvimento rural, hidroponia vertical para cultivo de alimentos a partir de resíduos e a produção de bioSNG (tipo de gás natural) a partir de tratamento termoquímico de resíduos.

Os participantes realizaram ainda visita ao Centro Vocacional Tecnológico Apinajé, onde estão aos modelos de tecnologias do projeto desenvolvido em Goiânia, no Campus da UFG.

“O evento foi bastante interessante pelo caráter tecnológico e sustentável do projeto, mas também por apresentar propostas de energia que, se houver um estudo de viabilidade, podem ser implementadas a médio prazo no estado de goiás”, considerou o chefe de gabinete da Fapeg, Diogo Mochcovitch.

Também participaram do workshop os professores Darren Reynolds (University of West England in Bristol), Joachim Zang (IFG), entre outras autoridades acadêmicas e de Estado.

Participantes visitaram CVT Apinajé, onde estão aos modelos de tecnologias do projeto

Projeto

Selecionado em 2017 pela Chamada Pública Institucional Links Inovação Social – Desenvolvimento Rural e Biodiversidade, o projeto é coordenado pelas professoras Warde Antonieta da Fonseca Zang (IFG) e Luiza C. Campos (UCL). O estudo recebe fomento no valor de £ 59,9 mil.

Incluído no escopo de trabalho do Fundo Newton, o programa é destinado a estabelecer conexões institucionais e expandir oportunidades para colaborações mais sustentáveis e orientadas à solução de problemas entre grupos acadêmicos, setor privado e terceiro setor.

Assessoria de Comunicação Social da Fapeg

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo