Workshop discute atualização da Plataforma Lattes
Criada em 1999 pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a Plataforma Lattes é hoje uma base de dados consolidada e é consultada por milhares de estudantes, pesquisadores, instituições de ensino e pesquisa, administração pública, empresas e a sociedade em geral. Lá se vão 18 anos desde sua criação, é chegada a hora de se pensar em um novo modelo de gestão pública da Plataforma. Para isso, o CNPq promoveu, no último dia 19, um workshop sobre análise de dados da base do Currículo Lattes. O eventro aconteceu paralelo à reunião da Comissão de Acompanhamento do Sistema de Currículos da Plataforma Lattes (COMLATTES), por iniciativa do Diretor de Cooperação Institucional do CNPq, Jsoé Ricardo Santana, que preside o colegiado.
Participaram do workshop o coordenador-geral de Tecnologia da Informação do CNPq, Luis Carlos Araújo da Silva, que abriu os trabalhos com a apresentação das bases e questões relevantes; Ricardo Barros Sampaio, pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que discorreu sobre o tema Mineração e Classificação de Dados do Currículo Lattes por Área do Conhecimento; Jesús Pascual Mena Chalco, da Universidade Federal do ABC, que falou de Indicadores Cintométricos Quantitativos baseados na Plataforma Lattes; e Bianca Amaro de Melo, do IBICT, que relatou o histórico da Base Lattes.
O coordenador-geral de Tecnologia da Informação do CNPq disse que este encontro é o primeiro passo para se pensar um novo modelo de gestão pública para a Base Lattes, não desprezando a experiência acumulada e focando em novos desafios. “Três atores são indispensáveis nessa nova etapa: as empresas, a comunidade científica e a administração pública”, disse. Uma das preocupações manifestada por Luis Carlos é com a atualização tecnológica e novas formas de interação da Plataforma, que já foi muito boa no passado, mas, que, hoje, diante do avanço de novas tecnologias, é necessário uma reciclagem.
Uma novidade foi apontada pela pesquisadora do IBICT, Bianca Amaro de Melo. Ao relatar suas experiências de pesquisa utilizando a Base Lattes, verificou que o Currículo Lattes registra várias informações sobre o pesquisador, mas não disponibiliza o texto completo das dissertações e teses ali registradas. A idéia, segundo ela, é fazer uma parceria com o CNPq e ‘linkar’ o título daqueles trabalhos para a Base de Dados de Teses e Dissertações do IBICT, que conta com 485 mil trabalhos registrados.
Histórico
A Plataforma Lattes representa a experiência do CNPq na integração de bases de dados de Currículos, de Grupos de pesquisa e de Instituições em um único Sistema de Informações. Sua dimensão atual se estende não só às ações de planejamento, gestão e operacionalização do fomento do CNPq, mas também de outras agências de fomento federais e estaduais, das fundações estaduais de apoio à ciência e tecnologia, das instituições de ensino superior e dos institutos de pesquisa. Além disso, se tornou estratégica não só para as atividades de planejamento e gestão, mas também para a formulação das políticas do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações de outros órgãos governamentais da área de ciência, tecnologia e inovação.
O Currículo Lattes se tornou um padrão nacional no registro da vida pregressa e atual dos estudantes e pesquisadores do país, e é hoje adotado pela maioria das instituições de fomento, universidades e institutos de pesquisa do País. Por sua riqueza de informações e sua crescente confiabilidade e abrangência, se tornou elemento indispensável e compulsório à análise de mérito e competência dos pleitos de financiamentos na área de ciência e tecnologia.
O Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil é um inventário dos grupos em atividade no país. Os recursos humanos constituintes dos grupos, as linhas de pesquisa e os setores de atividade envolvidos, as especialidades do conhecimento, a produção científica, tecnológica e artística e os padrões de interação com o setor produtivo são algumas das informações contidas no Diretório. Os grupos estão localizados em instituições de ensino superior, institutos de pesquisa, etc. As informações individuais dos participantes dos grupos são extraídas dos seus Currículos Lattes.
O Diretório de Instituições foi concebido para promover as organizações do Sistema Nacional de CT&I à condição de usuárias da Plataforma Lattes. Ele registra todas e quaisquer organizações ou entidades que estabelecem algum tipo de relacionamento com o CNPq (instituições nas quais os estudantes e pesquisadores apoiados pelo CNPq desenvolvem suas atividades; instituições onde os grupos de pesquisa estão abrigados, usuárias de serviços prestados pela Agência, como o credenciamento para importação pela Lei 8.010/90; instituições que pleiteiam participar desses programas e serviços, etc).
A disponibilização pública dos dados da Plataforma na internet dão maior transparência e mais confiabilidade às atividades de fomento do CNPq e das agências que a utilizam, fortalecem o intercâmbio entre pesquisadores e instituições e é fonte inesgotável de informações para estudos e pesquisas. Na medida em que suas informações são recorrentes e cumulativas, têm também o importante papel de preservar a memória da atividade de pesquisa no país.