Universidade Federal de Jataí abre processo seletivo para Mestrado em Química
A Universidade Federal de Jataí (UFJ), no sudoeste de Goiás, anuncia a abertura das inscrições para o processo seletivo da primeira turma do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado) em Química. As inscrições poderão ser feitas de 2 a 25 de janeiro. Os exames serão realizados nos dias 11 e 12 de fevereiro. O Mestrado em Química da UFJ é voltado a graduados nas áreas de Química, Física, Biomedicina, Farmácia, Ciências Biológicas, Agronomia, Engenharia Florestal, Zootecnia e áreas afins.
O programa tem como linhas de pesquisa Análise Química, Educação em Química, Produtos Naturais e Química de Materiais. O curso conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior (Capes) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico(CNPq).
O curso
A aprovação do primeiro Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado) de Química da UFJ foi concedida pela Capes em 5 de setembro após a avaliação de propostas de cursos novos nas modalidades acadêmica e profissional durante a 178ª Reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES).
No parecer de aprovação, a Capes afirma que “a proposta foi bem elaborada e atende às recomendações da área de Química para um novo curso de Mestrado, no que se refere à infraestrutura, dimensão, formação e produtividade do corpo docente. As linhas de pesquisa estão bem definidas, são adequadas a um programa de Mestrado em Química e bem articuladas com a estrutura curricular. A dimensão do corpo docente é adequada”.
A proposta desenvolvida pelos docentes da área de Química foi aprovada em todos os quesitos de avaliação: condições asseguradas pela instituição; proposta de curso; dimensão e regime de trabalho do corpo docente; e produtividade docente e consolidação da capacidade de pesquisa.
De acordo com o coordenador do Programa, professor doutor Fernando Henrique Cristovan, “a aprovação da Capes ratifica a capacidade técnica do corpo docente e amplia de forma relevante a oferta de capacitação em pesquisa no Estado de Goiás”. O vice-coordenador, professor doutor Claudinei Alves, acrescenta que “o início de um programa de Mestrado na UFJ trará benefícios importantes à universidade no que diz respeito à evolução científica e à inserção de novos profissionais ao universo acadêmico da instituição”.
Mais informações podem ser obtidas no endereço: https://ppgquimica.jatai.ufg.br ou pelo telefone: +55 64 3606-8216.