Último dia para propostas a fundo de pesquisa do Reino Unido
O prazo para o envio de propostas para a primeira chamada pública do Fundo Newton termina ao meio-dia desta sexta-feira, dia 17. O edital é uma iniciativa dos Conselhos de Pesquisa do Reino Unido (Research Council UK – RCUK) em parceria com o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e as instituições ligadas a ele, entre elas a Fundação de Amparo à Pesquisa de Goiás (Fapeg). O objetivo principal da chamada é o fomento às parcerias que promovam desenvolvimento econômico e bem-estar social em países emergentes. O prazo para a divulgação dos selecionados é dezembro deste ano.
Quem ainda não enviou suas propostas deve preencher o formulário de envio de propostas disponível na página eletrônica do RCUK e encaminhá-lo para o e-mail fundonewton@confap.org.br. As propostas, obrigatoriamente, devem ser elaboradas em conjunto entre os pesquisadores brasileiros e britânicos. Todas as informações e detalhes a respeito dos critérios de seleção, quem pode participar e recursos financeiros podem ser acessadas pelo edital disponível no site da Fapeg.
Para a presidente da Fapeg, Maria Zaira Turchi, esta colaboração entre Brasil e Reino Unido é de suma importância tendo em vista que este é um recurso expressivo a ser investido em pesquisas científicas colaborativas desenvolvidas nos países. “Esta parceria aumenta nossa interlocução com grupos internacionais, sobretudo nessas áreas em que o Reino Unido tem uma pesquisa forte e consolidada”, ressalta a presidente.
Fundo Newton
O Fundo Newton fomentará o avanço em pesquisa e inovação em 15 países emergentes, incluindo o Brasil, com pesquisas de excelência acadêmica em áreas que tragam contribuição para o desenvolvimento social e econômico destes países. Ao todo, os investimentos são de cerca de R$ 1,4 bilhão. Apenas no Brasil, serão cerca de R$ 34 milhões por ano, durante três anos. Os projetos contemplados terão contrapartida de financiamento das fundações de amparo à pesquisa parceiras.
A finalidade desta primeira chamada pública é o financiamento de até 100 mil libras esterlinas para projetos de pesquisas conjuntas de curto prazo ou de pequenas escalas, no intuito de estabelecer colaborações entre o Reino Unido e pesquisadores brasileiros. Outros editais ainda serão lançados neste ano, desta vez para bolsas de estudo e apoio para realização de workshops científicos.