UFG inaugura sistema de transmissão digital
A Universidade Federal de Goiás (UFG) inaugurou nesta terça-feira (12/12) a obra que é considerada um dos marcos na história da instituição: o sistema de transmissão de radiodifusão digital. A torre própria, de 100 metros de altura, fica no Morro do Mendanha, na região oeste de Goiânia, e coloca a TV UFG no mesmo patamar de qualidade técnica das demais emissoras da cidade. Com o novo sistema, desde maio a TV UFG é exibida com mais qualidade de vídeo e áudio.
A emissora educativa e cultural abrange Goiânia e Região Metropolitana e pode ser sintonizada no canal 15, em sinal aberto. De acordo com o presidente da Comissão de Estruturação das Emissoras de Rádio e Televisão da UFG, Uvermar Sidney Nince, a TV UFG tem o segundo melhor sinal da região. Na inauguração, ele destacou o fato de todo o sistema ter sido inteiramente planejado e executado por integrantes da própria comunidade acadêmica, com a participação de professores, estudantes e técnicos administrativos.
“Esse é um projeto que demonstra a ousadia e o compromisso público de toda a equipe com a cidade de Goiânia e o estado de Goiás”, reforçou o diretor-executivo da TV UFG, Michael Valim. O momento é ainda mais especial, segundo ele, pelo fortalecimento por que passa a comunicação na Universidade, com a finalização da Política de Comunicação e a integração entre os diferentes órgãos da área, sobretudo diante dos sucessivos ataques ao ensino público superior brasileiro.
Já o diretor do Centro de Gestão do Espaço Físico (Cegef), Marco Antônio de Oliveira, e o diretor da Fundação Rádio e Televisão Educativa e Cultural (RTVE), Juarez Patrício de Oliveira, lembraram da complexidade de uma obra desse porte e das especificidades técnicas que ela exige, o que demandou um esforço ainda maior de toda a equipe. Juarez pontuou que a concretização do sonho da TV UFG ocorre junto a uma transmissão digital e a uma programação de alta qualidade.
“A produção local da TV UFG mostra a seriedade com que esta instituição assumiu esse projeto e tenho certeza que ele só tem a crescer”, comemorou o pró-reitor de Administração e Finanças da UFG, Carlito Lariucci, que já esteve à frente da Fundação RTVE. Ele estima que cerca de R$ 10 milhões foram investidos no sistema desde a implantação analógica até a conclusão da fase atual.
Vitória de toda a Universidade
Para o reitor da UFG, Orlando Amaral, essa vitória precisa ser comemorada por toda a Universidade. “Implantamos esse projeto com a nossa competência, com a competência dos nossos profissionais. Essa é uma vitória que precisa ser ressaltada”. O novo sistema de transmissão de radiodifusão digital se soma às demais obras concluídas ou em fase de conclusão que, segundo o reitor, demonstram o esforço e habilidade na gestão do orçamento, mesmo diante das dificuldades por que passa o país, incluindo os recentes excessos impostos aos gestores das universidades federais brasileiras.
Essa semana, por exemplo, foram inaugurados a Biblioteca e o Centro de Convivência da Regional Jataí. Já na semana que vem será inaugurada a Agência de Inovação do Parque Tecnológico Samambaia. Outras obras de grande porte são o Câmpus de Aparecida de Goiânia e a nova unidade do Hospital das Clínicas – o maior hospital de uma universidade federal brasileira.
Fonte : Ascom/UFG (Texto: Luiz Felipe Fernandes)