Fapeg participa do 1º Congresso Interdisciplinar de Ciências da Saúde da UEG
Foi aberto na última quarta-feira, dia 30, o 1º Congresso Interdisciplinar de Ciências da Saúde, promovido por acadêmicos e professores do Mestrado em Ciências Aplicadas a Produtos para a Saúde da Universidade Estadual de Goiás (UEG). O evento é realizado na Escola de Saúde Pública Cândido Santiago, do Estado de Goiás, no Bairro Santo Antônio, em Goiânia, e deve prosseguir até esta sexta-feira, dia 1º de setembro. O diretor Técnico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), Antonio Newton Borges participou da solenidade de abertura, representando a presidente da Fundação, Maria Zaira Turchi.
Nesses três dias os participantes tiveram acesso a uma programação que inclui palestras, minicursos e mesas-redondas com o objetivo de ampliar o conhecimento no âmbito das metodologias mais recentes para o design e desenvolvimento de produtos para a saúde, modelagem molecular, avaliação biológica, saúde pública, dentre outros.
Compuseram a mesa, a professora Cristhyan Martins Castro Milazzo, representando o reitor da UEG, Haroldo Reimer; o diretor técnico da Fapeg, Antonio Newton Borges, representando a presidente da Fundação, Maria Zaira Turchi; a superintendente de Saúde Pública e Trabalho para o SUS/Sest – Sistema Único de Saúde, e diretora da Escola de Saúde Pública Cândido Santiago, Irani Ribeiro de Moura; a coordenadora do programa de pós graduação em Ciências Aplicadas a Produtos para Saúde, Joelma Abadia Marciana de Paula e a presidente da Comissão Organizadora do evento, Cibelle Kayenne Martins Roberto Formiga. O evento é fomentado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), por meio da chamada pública 02/2017 de realização de eventos.
Ao saudar os presentes, o professor Antonio Newton ressaltou, em nome da diretoria da Fapeg, a importância do evento pela densidade do conteúdo e afirmou que “estes eventos motivam alunos e pesquisadores e dão um upgrade ao conteúdo”. Antonio Newton afirmou que, o Congresso de Ciências da Saúde deverá ser o primeiro de muitos outros pela relevância da interdisciplinaridade na área de saúde, um setor muito importante para Goiás e para o Brasil.
O congresso é uma oportunidade para professores, alunos, profissionais do setor produtivo refletirem sobre os avanços tecnológicos e acadêmicos através de um mapeamento da situação nacional da pesquisa desenvolvida nas universidades, propondo um debate acerca de estratégias que possam fomentar o desenvolvimento científico e tecnológico da pesquisa e desenvolvimento para a saúde no país.
Assessoria de Comunicação Social da Fapeg, com informações da UEG