UEG firma acordo de cooperação com Universidade de Liège, da Bélgica

Reitor da UEG, Haroldo Reimer, e vice-reitor da Universidade de Liége, Pascal Leroy.
Reitor da UEG, Haroldo Reimer, e vice-reitor da Universidade de Liége, Pascal Leroy. Foto: CGCom UEG.

A Universidade Estadual de Goiás (UEG) recebeu, nesta sexta-feira, 4 de dezembro, representantes da Universidade de Liège, na Bélgica, para discutir cooperações de intercâmbio de estudantes e pesquisadores. No período da manhã, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação (PrP), professor Ivano Devilla, recepcionou o vice-reitor da Universidade de Liége, Pascal Leroy, e a diretora do Serviço de Relações Internacionais da instituição belga, Patricia Petit.

O encontro foi realizado no auditório da Reitoria da UEG para que equipes da PrP e professores da UEG fossem apresentados às possibilidades de cooperação com a Universidade de Liège. A instituição belga produz mais de 10 mil publicações por ano e é referência no investimento de plataformas interdisciplinares de pesquisa nas áreas de Medicina Veterinária e Agronomia.

O vice-reitor da Universidade de Liège, Pascal Leroy, disse que o interesse em expandir o contato com os pesquisadores de Goiás surgiu com a aproximação feita em outubro deste ano, quando o reitor da UEG, professor Haroldo Reimer, visitou a Europa em missão junto à Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem). “Queremos explorar novas parcerias para incentivar pesquisas em agropecuária e segurança alimentar e a Universidade Estadual de Goiás (UEG) será muito importante nesse processo, tanto pela sua localização quanto pelo perfil econômico de algumas cidades do Estado”, explicou o Pascal.

O presidente da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), Arthur Eduardo Alves Toledo, compareceu à reunião representando o governador do Estado, Marconi Perillo. Arthur Toledo celebrou a cooperação entre as duas universidades. “69% da economia goiana provêm do agronegócio. Pesquisas nas áreas da saúde animal e saúde vegetal precisam ser fomentadas no Estado”, comentou o presidente da Agrodefesa.

Convergências de pesquisa
No período da tarde, o reitor da UEG, professor Haroldo Reimer, recebeu a comitiva belga em seu gabinete, junto à diretora do câmpus São Luís de Montes Belos, professora Aracele Pinheiro Pales dos Santos, e junto ao coordenador de Relações Internacionais da UEG, Hebert Melo.

O reitor da UEG contou aos visitantes que a Universidade está em diálogo direto com os arranjos produtivos locais das cidades em que seus câmpus estão inseridos, principalmente no que diz respeito às atividades de agronegócio. “Estamos investindo em laboratórios, pesquisas e pós-graduações que envolvam produção de conhecimento na área das Ciências Agrárias e essa cooperação colocará a UEG mais próxima de uma universidade que muito tem a nos ensinar por ser referência internacional em pesquisa”, comentou Haroldo.

O vice-reitor da Universidade de Liège, Pascal Leroy, e o reitor da UEG assinaram o termo da cooperação que dará seus primeiros passos já em 2016 com o intercâmbio de professores e pesquisadores.

Fonte: CGCom|UEG.
Texto: Alisson Caetano.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo