UEG estreita laços com instituições estadunidenses
O governo federal dos Estados Unidos lançou o programa 100 Mil Fortes nas Américas para fortalecer o ensino superior com amplitude continental, criando pontes entre estudantes e pesquisadores de diferentes países e instituições. Em 2015, a Universidade Estadual de Goiás (UEG) e a Universidade de Brasília (UnB) foram convidadas a serem pontos de ligação do Centro-Oeste brasileiro com o programa.
A partir da aproximação da UEG com a EducationUSA e a Partners of America, o reitor da Universidade, professor Haroldo Reimer, e o coordenador geral de Relações Internacionais, Hebert Melo, foram aos Estados Unidos empreender os elos da participação da UEG nessa movimentação internacional.
Ao longo de duas semanas no Estado de Wyoming, os representantes da UEG puderam vivenciar as atuais perspectivas do ensino superior de várias universidades estadunidenses.
Perspectivas futuras
Na cidade de Laramie, sede da University of Wyoming, o reitor da UEG assinou um acordo de cooperação entre as duas instituições. Essa parceria prevê o intercâmbio de docentes e estudantes, além de pesquisas conjuntas, troca de materiais acadêmicos e abertura para a criação de programas de curta e longa duração.
Segundo o reitor da UEG, professor Haroldo Reimer, essa parceria se destaca em dois grandes eixos. A University of Wyoming possui projetos voltados às escolas de ensino médio, com uma atuação que pode dialogar diretamente com as licenciaturas oferecidas pela UEG.
Outra vertente desses intercâmbios é com o Departamento de Ciências Animais da instituição estadunidense. No que tange às pesquisas nessa área, a UEG poderá fortalecer as atividades do Curso Superior de Tecnologia em Laticínios e de Zootecnia, além do Mestrado em Desenvolvimento Rural Sustentável, oferecidos no Câmpus São Luís de Montes Belos. Com essas iniciativas interinstitucionais, a UEG ganha mais fôlego para a abertura do curso de Medicina Veterinária no mesmo câmpus.
Competência linguística
Na viagem, foi possível fortalecer o diálogo já existente entre a UEG e a University of Wyoming, que vem gerando bons frutos.
De 14 a 18 de março, a UEG Câmpus Pirenópolis recebeu o curso de Imersão em Língua Inglesa voltado a docentes que trabalham com o Inglês ou que desenvolvem projetos de pesquisa e pós-graduação relacionados ao idioma. Essa parceria com a University of Wyoming uniu mais de 40 professores da UEG que participaram da programação da imersão com atividades voltadas ao estímulo da fluência no idioma. Durante a imersão, os professores da UEG foram orientados por 13 profissionais da instituição estrangeira. “Essa proposta de imersão e as cooperações futuras investem, sobretudo, em competência linguística para que nossos professores se insiram de forma qualificada na necessária internacionalização da Universidade”, ressalta o reitor.
Fonte: CeCom UEG/ Texto: Alisson Caetano/ Fotos: University of Wyoming