Startup goiana fomentada pela Fapeg promove feira de negócios sem uso de dinheiro

Rafael Barbosa, da XporY. Foto: Iris Roberto.

Fechar negócios, adquirir produtos ou serviços sem uso de dinheiro. Em outras palavras, economia colaborativa. Esta é a proposta da Rodada de Negócios XporY.com que será realizada no próximo dia 22, no K Hotel, no Jardim Goiás, das 8h às 21h. A feira pretende reunir mais de 400 pequenos e médios empresários e profissionais liberais que compõem a rede online da XporY.com, startup de permutas multilaterais. Haverá também programação aberta ao público em geral, com aulas gratuitas e introdutórias sobre conceitos de economia colaborativa.

“Passamos por um momento em que as empresas ainda estão com baixo fluxo de caixa, mas o negócio não pode parar. A permuta é uma forma de economia colaborativa, em que todos compartilham suas expertises ou produtos sem o uso da moeda. Assim se ajudam e crescem mesmo com as adversidades”, pondera o diretor da XporY.com, Rafael Barbosa, organizador do evento.

Ele explica que, para a rodada de negócios, serão formados nove grupos de nove empresas, e cada participante terá a oportunidade de passar por cada um para apresentar seus produtos e serviços. “Com isso, serão geradas mais de 6 mil oportunidades de negócio sem dinheiro que podem ser geradas nessa experiência”, contabiliza a probabilidades.

A expectativa é que a comercialização atinja o patamar de 3 milhões na moeda virtual X$, somando todos os produtos e serviços disponíveis para transações durante o evento. Um X$ corresponde ao mesmo valor da moeda brasileira, o Real. Para estimular a prática da permuta, haverá uma feira de produtos e uma praça de alimentação com comercialização na moeda virtual.

O evento também será aberto ao público em geral, que poderá assistir aulas de economia colaborativa para compreender mais os princípios da startup XporY.com. A plataforma virtual, voltada a profissionais e empresas, promove negociações de troca de produtos e serviços entre os participantes.

Portal
O evento pretende trazer para o ambiente presencial as negociações que normalmente acontecem on line, por meio do portal XporY.com. “Acreditamos que esse momento irá favorecer as negociações, uma vez que os players vão se conhecer melhor”, considera Rafael Barbosa. O evento marcará também o lançamento do novo portal da startup, em operação desde 2014 em Goiânia.

Entre as mudanças, está um sistema inteligente de busca de empresas e profissionais liberais, que usará hierarquia de relevância na ordenação das buscas feitas dentro e fora da plataforma; o sistema de qualificação de fornecedores e um sistema de indicação similar ao Uber, que remunera a pessoa que indica e a pessoa que é indicada entre outras. Segundo Rafael, essas são características que deixam a plataforma mais intuitiva e mais capaz de realizar as premissas da economia colaborativa.

Sobre a XporY.com
Startup goianiense de permutas multilaterais, a XporY.com existe desde 2014, incentivada pelo programa Tecnova, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em âmbito federal. Em 2017, a empresa executa seu plano de expansão, que inclui a Rodada de Negócios, que ocorre com apoio da Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (Acieg) e o lançamento de um novo portal, mais interativo. A empresa promove troca de produtos e serviços entre empresários cadastrados sem o uso de dinheiro, por meio da moeda virtual X$, compatível com o Real.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo