Startup fomentada pelo Centelha desenvolve soluções para agendamento de consultas médicas em rede

EncaixeO produto utiliza inteligência artificial para a programação de linguagem natural (PNL) em seu chatbot e algoritmos de otimização de horários vagos (time tabling) nas agendas

Helenice Ferreira, da Assessoria de Comunicação da Fapeg

A pandemia de Covid-19 reforçou no mundo todo a necessidade de inovar. Cada contexto passou a exigir mudanças para atender aos novos desafios. Na área da saúde, a pandemia tem acelerado o processo de implantação da teleconsulta, teletriagem e do teleagendamento em substituição aos deslocamentos desnecessários aos centros clínicos em busca de um diagnóstico primário. A tendência é que no pós-pandemia, este seja o novo normal.

Em meio a estas transformações, a startup Encaixe está colocando no mercado uma solução em automação comercial de agendamento de consultas em rede para estabelecimentos de saúde. Novas formas de interação e de relacionamento digital estão sendo propostas para atender o novo perfil dos pacientes. O serviço é capaz de otimizar a agenda dos profissionais evitando horários vagos e o não comparecimento de pacientes às consultas através de engajamento via whatApp.

“Apesar de já existirem soluções de agendamento para consultórios isolados, o agendamento em rede nunca foi resolvido com sucesso para todos envolvidos. Com a pandemia, a sensibilidade de aplicar uma jornada on-line aos pacientes e salas de esperas mais vazias nos centros clínicos, se tornou prioridade”, ressalta o líder operacional e comercial da startup, Iarly Coli. “Basicamente a gente desenvolveu uma regra de negócio diferente do atendimento em si e focado em automação de marketing, automação comercial e também gestão da sala de espera, que ficou muito evidenciada após a Covid-19,” explica.  “Oferecemos um Customer Relationship Management capaz de otimizar a receita dos estabelecimentos de saúde por meio do agendamento online segmentado, suprimir o no-show através das rotinas de confirmação via WhatsApp e implementar um atendimento sem filas de espera”, relata o empreendedor.

A Encaixe foi um dos projetos inovadores selecionados pelo Programa Centelha Goiás, uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), e operada pela Fundação Certi. Em Goiás, o programa é executado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg).

O Programa Centelha visa estimular a criação de empreendimentos inovadores e disseminar a cultura empreendedora no Brasil. O programa oferece capacitações, recursos financeiros em forma de subvenção econômica e suporte para transformar ideias em negócios de sucesso.

Encaixe.meIarly Coli descreve como funciona o agendamento em rede, ou all-line. “Disponibilizamos aos estabelecimentos de saúde, uma tecnologia intuitiva e descentralizada dos convênios, onde as secretárias e profissionais de saúde conseguem ofertar em tempo real – com dois ou três cliques e em uma única agenda – toda sua capacidade produtiva ao maior número de convênios e mídias vinculadas, seja para atender rapidamente os beneficiários dos convênios dentro dos guias médicos (apps) ou converter novos pacientes particulares direto nos sites de busca (marketplaces) e agências de captura (lead generators)”.

Já ao perfil de usuário “convênio”, Iarly Coli destaca que a plataforma além de otimizar a jornada do paciente via whatsApp e digitalizar o vínculo contratual com seus credenciados, também oferece indicadores relevantes de qualidade e manutenção da rede, tais como:  nível de pontualidade, indicadores de pesquisa de satisfação, tempo médio de espera, quantidade de horários disponíveis etc. Pelo whatsApp, o paciente pode ter acesso à lista de convênios, localização e agendar sozinho um horário para consulta.

Eficiência
Para suprimir as taxas de não-comparecimento às consultas, a startup aposta tanto no potencial do WhatsApp – apontado como uma solução livre de rejeição, sem custos de conectividade, que dispensa login e senha ou baixar um novo aplicativo – quanto no desenvolvimento de um assistente virtual capaz de realizar rotinas de confirmação, remarcação e de pré-atendimento, seja por enviar lembretes, fotos, vídeos, documentos, localização, links para formulários de anamnese ou triagem, realizar check-in do paciente na recepção e até iniciar cobranças via PIX.

Iarly Coli acredita que, “a princípio, só a difusão simultânea dos mesmos horários vagos a todos os convênios (suplementares, previdenciários e funerários) e a adesão de novos canais de marcação particular (cartões de benefício, marketplaces e lead generators), já serão eficazes na reposição dos agendamentos cancelados, principalmente nas últimas 48 horas”.

A Encaixe está agora em fase de validação comercial. “Obter clientes pagantes e recorrentes – de uma solução minimamente indispensável para os seus clientes e que os motive a contribuir com as melhorias necessárias até que eles mesmos se tornem promotores da nova empresa e alcancem o ponto de equilíbrio a partir de um crescimento orgânico”, destaca Iarly Coli.

Para ele, o fomento da Fapeg foi “essencial para financiarmos uma comunicação assertiva, iniciarmos as validações com usuários reais (secretárias e profissionais da saúde) e, principalmente, implementarmos a jornada do paciente via whatsApp oficial”. A jornada da startup prevê ainda um programa de aceleração, o desenvolvimento do assistente virtual próprio a partir do acesso a modelos de Programação de Linguagem Natural (NLP), encomenda de algoritmos acurados para otimização de horários (TimeTabling) e criação do modelo de inteligência artificial próprio para sugestões otimizadas de mercado referentes às redes credenciadas.

Clientes
Iarly ColiIarly Coli explica quem são os potenciais clientes da startup. “Nosso cliente ideal são todos os estabelecimentos ambulatoriais com ênfase em medicina e odontologia, que possuam duas ou mais secretárias e mais de cinco agendas de atendimento, e que principalmente, estejam em busca de crescimento ou reposicionamento de sua marca, seja com intuito de aumentar o volume da receita, ampliar os turnos de atendimento, mensurar e qualificar o corpo clínico, explorar melhores preços e novos serviços, vincular-se a novos convênios ou reduzir a dependência dos mesmos”.

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