Simpósio Internacional debate energias sustentáveis com apoio da Fapeg
Evento é realizado pelo Centro de Excelência em Hidrogênio e Tecnologias Energéticas Sustentáveis (CEHTES), fomentado pela Fundação, e discute transição energética, hidrogênio verde e indústria sustentável
A 2ª edição do Simpósio Internacional em Energia (ISE 2024), começou nesta quinta-feira (21/11), em Goiânia, reunindo estudantes, pesquisadores e setor produtivo para tratar de transição energética, hidrogênio verde e indústria sustentável. O evento é realizado pelo Centro de Excelência em Hidrogênio e Tecnologias Energéticas Sustentáveis (CEHTES), da Universidade Federal de Goiás (UFG), e fomentado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg).
Durante a mesa de abertura, o presidente da Fundação, Marcos Arriel, reforçou o compromisso do Governo de Goiás em fomentar o Centro, que realiza trabalho essencial de pesquisas nesta área, fundamental para o avanço sustentável do estado. “O CEHTES realiza um trabalho primordial com pesquisas voltadas às energias não poluentes, que garantem o desenvolvimento socioeconômico com menos impacto ambiental. É por isso que nossa política de fomento garante R$20 milhões ao Centro ao longo de cinco anos”, pontuou.
O coordenador do evento, Marcelo Tete, agradeceu o apoio da Fapeg, que garante a realização de eventos como o ISE 2024. “Esse evento é uma oportunidade para reunir academia, indústria, pesquisadores e todos os demais atores envolvidos em trabalhar na aplicação e pesquisa de energias sustentáveis. Estamos caminhando com o avanço das tecnologias e é fundamental que tenhamos oportunidades de discutir e aprimorar por meio desses encontros o debate e a troca de experiências sobre o desenvolvimento sustentável”.
O ISE 2024 conta com 57 trabalhos aprovados e segundo Marcelo o objetivo é avançar nas próximas edições. “Neste ano estamos repetindo o tema da primeira edição e já tivemos um aumento de trabalhos aprovados. Na próxima edição vamos apresentar um novo tema e estimamos ter um recorde de trabalhos”, acrescentou. O evento segue até esta sexta-feira (22/11) com mesas redondas, sessões plenárias e apresentações técnicas de palestrantes e pesquisadores do Brasil e exterior.