Servidoras da Fapeg recebem homenagens pelo Dia das Mães
Um dia de homenagens para as mães da Fapeg aconteceu nesta sexta-feira (10) com café da manhã, música ao vivo com a servidora da instituição Ana Cristina Pereira Lima acompanhada por Vítor Ramos, sorteio de brindes, falas, declamação de poemas e à tarde, maquiagem de servidoras. O evento foi organizado pelo Comitê Permanente para Questões da Mulher e da Diversidade da Fapeg e reuniu servidoras e servidores e diretoria para um momento de integração, descontração e comemorações.
Uma reflexão sobre o que é ser mãe indicando que mãe é o ponto de equilíbrio, é quem cuida, foi feita pelo presidente da Fapeg, Marcos Arriel. Ele destacou e parabenizou ainda os trabalhos das mães da Fapeg e pontuou sobre o olhar atencioso da Fundação para a incorporação e normatização da licença-maternidade para as mulheres bolsistas de formação (pós-graduação) e bolsistas de projetos científicos e de inovação. Comentou ainda sobre a questão da igualdade de gêneros ao lançar, por meio do Programa Goianas na Ciência e Inovação, do Governo Estadual, os editais 07/2024 – Mulheres em STEM e o 08/2024 – Meninas em STEM.
Segundo o diretor de Programas e Monitoramentos, Vanderlei Cassiano, a licença-maternidade para bolsistas de formação é regulamentada pela lei 13.536 de 2017, garantindo a prorrogação de prazo de vigência das bolsas de estudo em função de maternidade e já é garantida em edital da Fapeg. Já o benefício da prorrogação de prazos para bolsistas de projetos (científicos e de inovação) é um avanço da Fundação goiana em relação a outras Fundações Estaduais de Amparo que será apresentado na próxima reunião do Conselho Superior da Fapeg na próxima semana.
O diretor Científico e de Inovação, Cláudio Leles, também comentou sobre o assunto e revelou que a proposta de extensão do benefício da licença-maternidade partiu da servidora da Fapeg, Polyana Mendonça. A diretora de Gestão Integrada, Lorena Peixoto, reforçou a importância da mãe e do dia dedicado a ela anualmente.