Seminário do PPGEEC reforça integração entre pesquisa, inovação e sociedade
Fapeg participa do evento reforçando o compromisso da instituição com o fomento às pesquisas para o desenvolvimento socioeconômico do Estado
O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e de Computação (PPGEEC) da Universidade Federal de Goiás (UFG) realizou, nesta quarta-feira, 19, a quarta edição de seu seminário anual, reunindo pesquisadores, estudantes e representantes institucionais para discutir avanços, desafios e perspectivas futuras das pesquisas desenvolvidas no Programa. A abertura do evento contou com a participação da coordenadora do PPGEEC, Lina Negrete; do diretor da Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação (EMC) da UFG, Lourenço Matias; do pró-reitor de Pós-Graduação da UFG, Wilson Flores e do diretor Científico e de Inovação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), Cláudio Leles, representando a instituição.
Cláudio Leles abordou sobre as perspectivas de fomento da Fapeg e os avanços na gestão com os reflexos na academia. Reforçou o compromisso da Fundação em apoiar iniciativas que impulsionem a ciência, a inovação e soluções sustentáveis em Goiás.
A Fapeg está investindo um total de R$ 24 milhões para viabilizar o Centro de Excelência em Redes Inteligentes Sem Fio e Serviços Avançados com alcance nacional e internacional (Cerise) ligado à Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação (EMC) da UFG, que desenvolve projetos de pesquisa aplicada a setores estratégicos do Estado de Goiás e do Brasil com utilização de redes de comunicações avançadas e inteligentes, ampliando e popularizando pesquisas e projetos com empresas e instituições públicas e privadas em áreas que demandem técnicas computacionais inteligentes, aumentando a produtividade e eficiência.
Durante o IV Seminário do PPGEEC, realizado na Sala Caryocar brasiliensis da EMC, os participantes tiveram a oportunidade de apresentar estudos em andamento e dialogar sobre tendências que podem orientar novas frentes de pesquisa. O PPGEEC conta com a presença de grupos de pesquisa e laboratórios bem estruturados alinhados com temas de pesquisa de interesse nacional e internacional.
O evento desempenha um papel estratégico na divulgação científica, ao dar visibilidade às pesquisas de alto nível desenvolvidas dentro da própria UFG. Para os organizadores, essa troca de conhecimento evidencia como os recursos públicos aplicados na ciência se transformam em inovação, soluções práticas e contribuições relevantes para a sociedade. Ao consolidar mais uma edição do evento, o PPGEEC reafirma seu papel na promoção do desenvolvimento científico e tecnológico em Goiás e na formação de profissionais preparados para contribuir com soluções inovadoras e socialmente relevantes.
Cadastrado como atividade de extensão pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC), o seminário buscou aproximar profissionais, docentes, estudantes de graduação e pós-graduação, além da comunidade externa. A proposta é incentivar a colaboração entre diferentes públicos, fortalecer o Programa de Pós-Graduação e estimular a formação de pesquisadores comprometidos com desafios reais — desde questões tecnológicas até temas ligados à qualidade de vida e à preservação ambiental.




