Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é realizada em vários câmpus do IFG

Cientista Joana D’Arc Félix de Sousa realiza palestra na Secitec do Câmpus Itumbiara (Foto: Dicom | IFG)

Ciência, cultura, debate, desenvolvimento, desigualdade. Esses são alguns dos elementos que serão discutidos em uma série de eventos que já se tornaram uma tradição nos câmpus do Instituto Federal de Goiás (IFG): a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (Secitec). Afinado com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) estipulados pelas Nações Unidas, o tema da Secitec em 2018, que é escolhido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), é “Ciência para a Redução das Desigualdades”. E no âmbito do IFG, o evento que é gratuito será realizado na Instituição ao longo do mês de outubro em várias de suas unidades.

Águas Lindas

Em sua quarta edição, a Secitec do Câmpus Águas Lindas será realizada por meio de uma parceria com o Câmpus Recanto das Emas do Instituto Federal de Brasília (IFB) e as Secretarias Municipais de Educação de Santo Antônio do Descoberto, Cocalzinho de Goiás e Águas Lindas. O evento traz um recorte do tema proposto pelo MCTIC e discutirá a temática “Periferia dos Saberes? Ciências para a redução das desigualdades no Entorno do Distrito Federal”. De acordo com os organizadores, a Secitec contará com uma plenária focada no diálogo com a comunidade com o objetivo de avançar na discussão de problemas sociais que estejam presentes no cotidiano, bem como diminuir o vão entre pesquisadores e comunidade.

Buscando uma abordagem interdisciplinar com as questões pertinentes ao tema do evento, a Secitec do Câmpus Águas Lindas ainda contará com palestras, oficinas, minicursos, teatro científico e outros produtos culturais e também oferecerá espaço para mostra dos resultados dos projetos de iniciação científica desenvolvidos na região. O evento, que foi contemplado com recurso do CNPq, acontece até o dia 20 de outubro, sábado.

Anápolis

A Secitec do Câmpus Anápolis, que já está em sua 6ª edição, ocorrerá nos dias 29 e 30 de outubro e priorizará a aproximação com a comunidade. Com o tema “A ciência para redução das desigualdades”, o evento se propõe a realizar minicursos, oficinas, orientações, atendimento à saúde – especialmente de crianças, mulheres e idosos – num formato voltado à extensão. Interessados em participar de alguns eventos da Secitec, como a I Feira de Ciências do IFG, poderão se inscrever até o dia 29 de outubro, aqui.

Aparecida de Goiânia

No Câmpus Aparecida de Goiânia, foi realizado, nos dias 11 e 12 de setembro, o V Seminário de Iniciação Científica do IFG Aparecida de Goiânia. O tema do evento foi o mesmo da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo MCTIC: “Ciência para a redução das desigualdades”. A abertura do Seminário contou com a mesa-redonda “Ciência para a redução das desigualdades”, integrada por professores do próprio câmpus, e com uma apresentação cultural de uma banda musical formada por quatro alunos do Ensino Médio. Ao longo do evento, foram realizadas diversas oficinas, minicursos e comunicações orais.

Saiba mais sobre o que ocorreu no evento clicando aqui.

Formosa

Em sua 9ª edição, a Secitec do Câmpus Formosa ocorrerá entre os dias 22 e 26 de outubro, com o mesmo tema da Semana Nacional. A programação do evento pode ser conferida aqui. De acordo com os organizadores, essa programação conta com palestras voltadas para áreas diversas de conhecimento. Além disso, durante a Secitec, será realizada apresentação de trabalhos acadêmicos e também oficinas e minicursos, que serão ministrados por professores da Instituição, profissionais de outras instituições e estudantes. Ao longo do evento, também serão realizados o tradicional Concurso de Construção de Pontes de Palitos de Picolé e o “Conhecendo o IFG”. Confira mais detalhes sobre a Secitec na página do câmpus.

Inhumas

Palestra do pesquisador Attico Chassot durante a Secitec do Câmpus Inhumas (Foto: Dicom | IFG)

A VII Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (Secitec) do Câmpus Inhumas teve início no dia 15 de outubro e terminou ontem, 17. No evento que teve cerca de 500 inscritos, o tema central foi Ciência para a Redução das Desigualdades. Durante a VII Secitec, foram realizados ainda outros dois eventos: a V Feira de Ciências e a X Semana do Livro e da Biblioteca (SLB). Confira o que aconteceu no evento no site do Câmpus Inhumas.

Itumbiara

A Secitec do Câmpus Itumbiara, que acontece desde 2010, começou nesta quarta-feira, 17, e será encerrada no dia 20 de outubro, sábado. O evento ocorrerá junto à Semana da Química, Semana da Engenharia e Semana Nacional do Livro e da Biblioteca. A palestrante convidada para a abertura foi a pós-doutora em Química pela Universidade de Harvard, a cientista Joana D’Arc Félix de Sousa.

Com o tema “Ciência para a Redução das Desigualdades”, o evento teve início com uma intervenção realizada pelos alunos da Instituição, por meio de teatro e dança. Foram abordados assuntos polêmicos como a xenofobia, o estupro, o racismo, o culto à beleza, o preconceito religioso e de classe social, entre outras questões. Ao final, os discentes entoaram mensagens de combate ao preconceito e ao racismo, pregaram a não violência e distribuíram rosas brancas para plateia. Mais informações sobre o evento podem ser acessadas na página do Câmpus Itumbiara.

Jataí

Discentes do Câmpus Jataí participam da Semantec (Foto: Dicom | IFG)

Em sua 21ª edição, a Semana Técnico-Científico-Cultural (Semantec) do Câmpus Jataí tem, segundo seus organizadores, o objetivo de promover a apresentação de trabalhos e mostras estudantis de cunho científico e de pesquisas de iniciação científica que reflitam a investigação crítica, o debate e a proposta de intervenção sobre assuntos relativos ao tema “Ciência para redução das desigualdades”. Paralelamente ao evento, ocorre o “Conhecendo o IFG”, atividade de extensão que abre as portas da Instituição aos estudantes das séries finais do ensino fundamental e do ensino médio das escolas jataienses. O evento teve início no dia 16, terça-feira, e será encerrado nesta quinta-feira. Confira mais informações sobre a Semantec na página do Câmpus Jataí.

Luziânia

A VIII edição da Secitec do Câmpus Luziânia será realizada entre os dias 29 e 31 de outubro e debaterá o tema proposto pelo MCTIC: Ciência para a Redução das Desigualdades. Os interessados em participar do evento podem fazer suas inscrições até o dia 28 de outubro. Durante o evento serão realizadas a Semana da Computação e a Semana da Química. A programação e demais informações sobre a Secitec dessa unidade podem ser acessadas no site do Câmpus Luziânia.

Goiânia

Entre os dias 24 e 27 de outubro, o Câmpus Goiânia realizará a 3ª edição da Semana de Educação, Ciência, Tecnologia e Cultura (Secitec). O evento, destinado às comunidades interna e externa à Instituição, apresenta programação com mais de 100 atividades gratuitas, que ocorrerão concomitantemente no Câmpus Goiânia. As inscrições já estão abertas e a programação do evento está disponível no site do evento. Neste ano, a Secitec do Câmpus Goiânia apresenta como tema: “Ciência para Redução das Desigualdades”, que está alinhado ao mote da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2018, promovida pelo MCTIC. Dia C da Ciência, 3ª Semana da Química e 9ª Semana da Matemática também integram a programação do evento.

Na programação da Secitec do Câmpus Goiânia, estão previstas atividades voltadas a aproximar a comunidade ao IFG – Câmpus Goiânia. Além das palestras, minicursos, oficinas, exposições e mesas-redondas, a programação traz também atividades artísticas para o público. O evento receberá a pianista Maria José Carrasqueira para apresentação no dia 25 de outubro, às 21 horas, no Teatro do IFG. O concerto tem entrada franca e contará com interpretações de obras de Franz Joseph Haydn, Claude-Achille Debussy, Joseph Maurice Ravel, José Antônio Rezende de Almeida Prado, Ernesto Nazareth, entre outros compositores. Saiba mais sobre o evento na página do Câmpus Goiânia.

Goiânia Oeste

Em sua 4ª edição, a Secitec do Câmpus Goiânia Oeste que começou nesta quarta-feira, 17, será encerrada no sábado, 20 de outubro. Com o tema “Ciência para a Redução das Desigualdades”, a intenção é propiciar o uso do conhecimento científico e tecnológico para combate às desigualdades sociais e para resolução de problemas do dia a dia. Segundo os organizadores, o objetivo do evento é criar uma linguagem acessível à população por meios inovadores, que estimulem a curiosidade e motivem a população a discutir as implicações sociais da ciência, além de aprofundarem seus conhecimentos sobre o tema.

Neste ano, o evento será integrado ao II Seminário de Iniciação Científica e Pesquisa do Câmpus Goiânia Oeste. O objetivo dessa integração, segundo os organizadores, é fomentar as apresentações de trabalhos desenvolvidos nos programas institucionais, como o PIBIC, e para a socialização das demais atividades acadêmicas que integram o cotidiano educacional. Saiba mais sobre o evento aqui.

Senador Canedo

As inscrições para as diversas atividades da V Semana de Educação, Ciência e Tecnologia (V Secitec) do Câmpus Senador Canedo estão abertas até o dia 23 de outubroO evento ocorrerá entre os dias 24 e 27 deste mês e reunirá o V Seminário Local de Iniciação Científica, o V Festival Local de Artes, o IV Torneio de Batalha de Máquinas e o II Festival de Práticas Corporais. A programação pode ser acessada aqui .

Uruaçu

O tema da Secitec do Câmpus Uruaçu, que começa nesta quinta-feira e termina amanhã, 19, segue as diretrizes nacionais do evento. Nessa edição, a Secitec busca promover o fortalecimento dos vínculos entre as discussões do ambiente acadêmico e a sociedade, debatendo os problemas sociais, econômicos, políticos e culturais do país.

A Secitec em Uruaçu conta com uma programação extensa, com minicursos sobre políticas inclusivas, oficinas de tecnologia e literatura, debates sobre as desigualdades na comunidade local e apresentações culturais, entre outras atividades. Acesse a programação da Secitec do Câmpus Uruaçu no site do evento.

Valparaíso

Em sua 3ª edição, a Semana de Ciência e Tecnologia do Câmpus Valparaíso teve início no último dia 16, terça-feira, e segue até amanhã, 19. Segundo os organizadores, a programação do evento traz diversas palestras, oficinas, minicursos. A programação completa do evento pode ser acessada aqui.

Semana Nacional

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia foi estabelecida pelo Decreto de 9 de Junho de 2004. Ela é realizada sempre no mês de outubro e conta com a colaboração de secretarias estaduais e municipais, agências de fomento, espaços científico-culturais, instituições de ensino e pesquisa, sociedades científicas, escolas, órgãos governamentais, empresas de base tecnológica e entidades da sociedade civil. A Semana tem o objetivo de aproximar a ciência e a tecnologia da população, promovendo eventos que congregam centenas de instituições, a fim de realizar atividades de divulgação científica em todo o país. A ideia, segundo o MCTIC, é criar uma linguagem acessível à população, por meios inovadores que estimulem a curiosidade e motivem a população a discutir as implicações sociais da ciência, além de aprofundar seus conhecimentos sobre o tema.

O tema deste ano, de acordo com o MCTIC, permitirá trazer à tona o debate acerca da contribuição das ciências sociais e humanas para a redução das desigualdades no Brasil, além de fomentar os usos sociais da ciência e da tecnologia, o que poderá permitir ampliar as possibilidades de se combater a desigualdade social por meio da popularização e da divulgação dessas áreas do conhecimento.

Diretoria de Comunicação Social (Dicom) / Reitoria – com o apoio das coordenações de comunicação social dos câmpus do IFG

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo