Salvando Vidas Hoje é tema de webinar da Academia Brasileira de Ciências
“Salvando Vidas Hoje” é o tema da 10ª edição da série de webinários transdisciplinares que a Academia Brasileira de Ciências (ABC) está promovendo dentro do tema “Conhecer para Entender: O Mundo a Partir do Coronavírus”, que acontecem sempre às terças-feiras.
Nesta terça-feira, 9, das 17 às 19 horas, a webconferência terá como convidados os médicos Patricia Rocco, Mateus Moraes Mourão e Marcus Lacerda. Os moderadores serão o presidente da ABC, Luiz Davidovich e o vice-presidente Regional da ABC para MG&CO, Mauro Teixeira. As inscrições são gratuitas e podem ser assistidas pelo Facebook da ABC.
Cada semana, três palestrantes abordam recortes diversos do tema. Nesta edição serão discutidos os principais resultados de ensaios clínicos brasileiros que avaliaram terapias para covid-19, como cloroquina e corticoides; os desafios enfrentados na realização desses estudos, conduzidos em plena pandemia; e sobre como é feito o tratamento atual dos pacientes acometidos pela forma grave de infecção por SARS-Cov-2 em UTIs.
Os convidados
Participam desta edição, a médica Patricia Rocco, professora titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IBCCF-UFRJ), onde chefia o Laboratório de Investigação Pulmonar. É membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC), da Academia Nacional de Medicina (ANM) e da Rede-Vírus do MCTIC. Coordena três estudos clínicos relativos à pandemia da covid19 e irá abordar os diferentes fenótipos da doença respiratória induzida pelo SARS-CoV-2 .
O médico Matheus Moraes Mourão, coordenador da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Sírio-Libanês (Unidade Brasília IV), especializado em cardiologia e em terapia intensiva pelo Instituto do Coração da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB). Ele vai abordar o manejo dos pacientes críticos em UTIs.
O médico infectologista Marcus Lacerda, que coordena o Instituto de Pesquisa Clínica Carlos Borborema da Fundação de Medicina Tropical (FMT-HDV) e trabalha na Fiocruz-Amazonas. Pesquisa malária e doenças emergentes. Desenvolve atualmente ensaios clínicos para avaliar terapias para covid-19. Foi membro afiliado da ABC (2011-2015).