RNP lança edital para interessados em acessar os Programas de P&D de 2017

A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) – organização social atrelada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) – lançou o edital para Programas de P&D de 2017. A chamada abre espaço para o desenvolvimento de projetos acadêmicos inovadores na área de redes, aplicações e middleware. Pesquisadores de instituições públicas e privadas podem enviar propostas até o dia 14 de março – o anúncio dos grupos de trabalho selecionados para o período será feito em 24 de abril. Neste ano, o edital está dividido nas categorias: serviços avançados e internet avançada.

O primeiro busca propostas que possam contribuir para a evolução ou ampliação do portfólio de serviços avançados da RNP. Por isso, o edital incentiva a submissão de projetos que explorem temas como vídeocolaboração, distribuição de conteúdo digital e gestão de identidade. Já o segundo contemplará propostas de produtos ou serviços que ajudem a otimizar ou automatizar a infraestrutura de redes, assim como aplicações de análise de monitoramento e novas arquiteturas que permitam a evolução da rede acadêmica.

Os projetos selecionados pela RNP começam a ser desenvolvidos logo após a divulgação dos resultados e têm duração de um ano – com possibilidade de prorrogação por igual período. Na primeira etapa, os grupos de trabalho desenvolvem e demonstram um protótipo de um novo serviço ou produto. Depois de avaliado o desempenho e as características, alguns dos protótipos são selecionados para a segunda fase. Nesta, os GTs devem desenvolver a solução apresentada, visando à implantação de um piloto a ser testado por um grupo de instituições.

A íntegra do edital pode ser acessada aqui.

Fonte: RNP e MCTI.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo