Reunião do Conselho Superior tem posse de novos membros e balanço das ações de 2025
Encontro no Hub Goiás reuniu representantes do setor acadêmico e empresarial e reforçou o papel estratégico da fundação no desenvolvimento científico e tecnológico de Goiás
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) realizou, nesta sexta-feira (30/5), a segunda reunião ordinária do seu Conselho Superior (Consup) em 2025. O encontro ocorreu no Hub Goiás, em Goiânia, e contou com a participação de conselheiros representantes de instituições de ensino superior, da indústria e do setor empresarial, além da equipe diretiva da fundação.
Durante a reunião, foram empossados os novos membros indicados para compor o colegiado, conforme decreto publicado pelo Governo de Goiás. A pauta abordou ainda a execução orçamentária e financeira da Fapeg neste ano, o andamento de convênios e editais, além da deliberação sobre normas de prestação de contas, incluindo recursos oriundos de emendas parlamentares.
Reconduzida ao Conselho, a reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima, destacou a sintonia entre as ações da fundação e os desafios atuais do ensino superior. Ela mencionou a criação de cursos inovadores na cidade de Cidade Ocidental, como inteligência artificial para gestão pública e engenharia de segurança cibernética. “Essas formações estão alinhadas às metas do governo estadual e ao fomento da Fapeg. Nosso papel, aqui, é ajustar a roda e seguir fazendo da Fapeg uma referência com impacto no desenvolvimento do Estado”, afirmou.
Representando o setor industrial, Claudemir José Bonatto, indicado pela Fieg, reforçou o compromisso das entidades empresariais com o desenvolvimento regional. “A indústria tem um papel fundamental como indutora do progresso, e estamos aqui para contribuir com soluções e oportunidades concretas à sociedade goiana.”
Também empossado, Alan Carlos da Costa, do IF Goiano, parabenizou a atuação da Fapeg no interior do estado. Já Pedro Henrique Lemes Camilo, da Faeg/Senar, destacou os resultados do programa Desafio Agro Startup, realizado em parceria com a fundação. “Mais de 250 jovens participaram de maratonas de inovação em várias regiões do estado. Essa mobilização só foi possível graças ao apoio da Fapeg”, reconheceu.
O conselheiro Jesiel Freitas Carvalho, da UFG, ressaltou a importância do papel deliberativo do Conselho. “A Fapeg tem uma diretoria proativa e comprometida, e as decisões tomadas aqui são fundamentais para garantir a efetividade das políticas de fomento à ciência e tecnologia em Goiás.”
Ao final do encontro, o presidente da Fapeg, Marcos Arriel, agradeceu o engajamento dos conselheiros e destacou os avanços da fundação. “Seguimos fazendo história com um orçamento recorde e um número inédito de editais. Mas nosso maior patrimônio é a confiança das instituições que atuam conosco. O Conselho tem papel crucial para manter esse padrão de excelência e diálogo com a sociedade.”
A próxima reunião do Consup está prevista para 29 de agosto.

