Representantes do Governo visitam Centro de Excelência em Pesquisa e Inovação da UniEVANGÉLICA em Anápolis
O presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), Robson Vieira, e o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), José Frederico Lyra Netto, fizeram na manhã desta segunda-feira, 9, uma visita às instalações do Centro de Excelência em Pesquisa e Inovação (CEPInova), da Universidade Evangélica de Goiás (UniEVANGÉLICA), em Anápolis. O Centro de Excelência faz parte de um amplo projeto da Universidade para o fomento à pesquisa e inovação e abriga alguns dos novos laboratórios que, por meio de editais e chamamentos públicos, receberam fomentos do Governo do Estado por meio da Fapeg.
Também participaram da visita, o subsecretário de Formação de Talentos e Transformação Digital da Secti, Robert Bonifácio da Silva; e pela Fapeg, o diretor Científico e de Inovação, Cláudio Leles e os gerentes Científico, Fritz Kasbaum e de Inovação, Polyana de Almeida Borges Mendonça; a diretora de Gestão Integrada, Lorena de Faria Peixoto; o chefe de Gabinete, Henrique Troncoso.
Os representantes do governo estadual foram recebidos pelo reitor Carlos Hassel Mendes da Silva, pelo pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Ação Comunitária, Sandro Dutra e pelos pesquisadores da instituição, que apresentaram as instalações físicas e as pesquisas desenvolvidas. Segundo o pró-reitor, a visita foi um momento de apresentação das novas instalações e a oportunidade de um contato direto com os pesquisadores que tiveram equipamentos de laboratórios adquiridos com recursos da Fapeg. “Temos outros editais aprovados e em andamento e estes auxílios com editais demonstram a confiança do Governo na capacidade e no potencial dos nossos pesquisadores”, disse ele. Destacou também que foi um momento para apresentação de resultados, de mostrar os frutos já colhidos. Segundo o pró-reitor, a Universidade está investindo em tecnologia em saúde e tem conquistado importantes parceiros para o aporte de recursos e investimentos.
O reitor Carlos Hassel agradeceu a parceria da Fapeg e falou da seriedade e competência dos pesquisadores e da importância dos projetos desenvolvidos na instituição. “Precisamos de parceiros que possam nos ajudar nessa caminhada. Temos tido resultados excelentes com a parceria da Fapeg que têm ajudado a consolidar os programas de stricto sensu, mestrado e doutorado com possibilidade de ampliação”.
O secretário José Frederico comentou sobre a riqueza do CEPInova, a importância das parcerias, das pesquisas publicadas e dos intercâmbios que acontecem. “É um centro que abriga laboratórios de pesquisas em diversas áreas do conhecimento, desde a área da saúde, com laboratórios de última geração, bioeconomia, solo, cerrado, história do meio ambiente. O que se produz aqui, tenho certeza, gera um efeito em Anápolis e região e ajuda o Estado de Goiás a se projetar nacionalmente e internacionalmente”, ressaltou.
Robson Vieira ressaltou que “a Fapeg tem total interesse em estreitar novos caminhos, novas parcerias e novas estratégias com a UniEvangélica. Temos o foco de fortalecer a pesquisa não só na capital, mas também fomentar pesquisas fortes e de ponta no interior do Estado”. Segundo ele, “a partir dos investimentos de 2020 estamos vendo resultados concretos. Essa nova estrutura, os laboratórios avançados só coroam essa parceria de grande sucesso. Vimos laboratórios únicos no País aqui no Centro-Oeste localizados em Anápolis e isso é marcante para a Fundação, pois estamos sempre buscando utilizar os recursos da melhor maneira e aqui foi um excelente investimento feito nos últimos anos”.
Fomentos
Entre os projetos de pesquisa que receberam fomentos na UniEvangélica está o do Laboratório de Reabilitação Pulmonar, selecionado por meio de uma convocação emergencial lançada pela Fapeg, quando surgiram os primeiros casos de Covid-19 em Goiás. A chamada pública teve como objetivo selecionar projetos de pesquisa e inovação que auxiliassem na busca de soluções emergenciais para o enfrentamento da pandemia. O fomento auxiliou na aquisição de equipamentos e insumos para a estruturação e melhoria do Laboratório onde os pacientes que tiveram Covid-19, além de outras doenças respiratórias, passaram a contar com um local específico e gratuito para se recuperarem de sequelas causadas pela doença.
O laboratório possibilitou o desenvolvimento de vários projetos de pesquisas dentro dos cursos de pós-graduação ofertados pela UniEvangélica, entre eles o de “Reabilitação Pulmonar Pós-Covid-19” e o de “Otimização na re-endotelização de pulmões descelularizados”, desenvolvidos sob a coordenação do professor Luís Vicente Franco de Oliveira, este último em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). São projetos inovadores e promissores que contam, também, com parcerias de instituições nacionais e internacionais e que já foram premiados em congressos internacionais.
Fotos: Ana Lídia Padilha/Marketing UniEVANGÉLICA