PUC Goiás dá início a seu I Congresso de Ciência e Tecnologia

Abertura do Congresso de Ciência e Tecnologia da PUC Goiás.
Foto: Ana Paula Abrão/PUC Notícias.

Ao som da Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás, foi aberto oficialmente na noite desta terça-feira, 27, o I Congresso de Ciência e Tecnologia da PUC Goiás, no teatro do Centro de Convenções PUC, no Câmpus II da instituição. Em uma noite de homenagem e de resgate da história da ciência no Brasil, a universidade reforçou se compromisso com a produção e com a divulgação científica. O congresso segue até sexta-feira, 30, debatendo o tema Luz, Ciência e Vida, proposto pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Coordenadora-geral do Congresso de Ciência e Tecnologia, a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da PUC Goiás, profa. Milca Severino, informa que o evento bateu a marca de 8 mil inscritos, entre estudantes do ensino médio, da graduação e da pós-graduação (especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado). Os participantes poderão acompanhar 12 eventos, entre simpósios, encontros, palestras e colóquios, além das apresentações de trabalhos científicos. São mais de 240 apresentações orais e mais de 60 pôsteres, de acordo com dados da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (Prope).

“O congresso é uma grande oportunidade para a comunidade universitária respirar ciência, em vários aspectos e em diferentes áreas do conhecimento”, define a pró-reitora. Ela enfatiza a participação dos estudantes do ensino médio nesta primeira edição do evento como um momento para apresentá-los ao ambiente universitário.

Milca afirma ainda que o congresso contribui para a popularização da ciência em Goiás. “Quando você apresenta diferentes conferencistas da mais alta competência científicas, as pessoas vão compreendendo o que é gerar conhecimento e se enxergando no processo. Elas pensam: ‘eu também posso chegar lá”, ilustra.

O reitor da PUC Goiás, prof. Wolmir Amado, lembra que o congresso é fruto de uma reestruturação da Semana de Ciência e Tecnologia, ampliando os debates realizados pela universidade. “Como congresso, queremos sinalizar esse momento especial de Goiás, que está sob o marco da inovação e que vem desencadeando toda uma ação, em vista da competitividade e do aperfeiçoamento das instituições”, afirma, lembrando que o evento é o primeiro evento recebido no teatro do Centro de Convenções PUC.

Abertura do Congresso da PUC Goiás.
Foto: Ana Paula Abrão/PUC Notícias.

A presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG), Zaira Turchi, e o governador em exercício, José Éliton, prestigiaram a abertura do congresso. José Eliton ponderou que a iniciativa da PUC Goiás fomenta o interesse pela pesquisa e pela inovação, fundamentais para o desenvolvimento de Goiás. “É uma agenda importante para a inserção do estado em uma economia moderna e em um mundo conectado. A ciência, sob todos os aspectos, fomenta a geração de riquezas”, declarou.

Programação
Estudante do curso de Arqueologia da PUC Goiás, Guilherme Halax, 19 anos, ainda se inteirava sobre a programação do I Congresso de Ciência e Tecnologia da PUC Goiás , logo após se credenciar. Ele diz participar da iniciativa motivado pelas características de seu curso, fundamentado na questão da pesquisa. “É uma oportunidade de aprofundar o conhecimento”, sinaliza. O congresso segue até sexta-feira, 30, e a programação completa pode ser conferida aqui.

Fonte: PUC Notícias.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo