Projeto brasileiro alcança nota máxima em chamada para formação docente

projeto brasileiro alcança nota máxima em chamada para formação docenteO projeto brasileiro “Observatório da Produção Docente no Mercosul (OPD Mercosul)”, proposto pela Universidade do Estado do Mato Grosso (Unemat), alcançou a melhor classificação entre os selecionados na chamada pública para o intercâmbio em formação docente no Mercosul, realizada pela Comissão Regional de Formação Docente, integrante do Setor Educacional do Mercosul.

A iniciativa é um projeto estratégico de internacionalização composto por atividades de troca de experiências profissionais e socialização de conhecimento, além de realização de publicações científicas conjuntas e atividades de intercâmbio docente, entre outras.

Kilwangy kya Kapitango-a-Samba, coordenador do projeto, explica o objetivo da ação na formação docente. “O foco estratégico do OPD Mercosul é a formação e desenvolvimento profissional docente com a mediação de métodos ativos e uso de recursos de tecnologias digitais e tecnologia assistiva, isto é, aprendizagem profissional da docência e suas políticas da profissão e experiências didáticas. Considerando sempre a construção dinâmica e colaborativa da relação inseparável entre formação-serviço/teoria-prática, a modelagem das práticas didáticas e dos currículos de formação inicial e contínua, a valorização e saúde ocupacional docente”, explicou.

O OPD Mercosul foi uma das 10 propostas classificadas pela chamada pública que recebeu projetos de instituições que atuam com formação docente na Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. Para Kapitango, a abrangência da proposta e seu caráter contínuo contribuíram para que ela alcançasse a pontuação máxima. “Não contemplamos apenas o estágio docente, mas também a investigação conjunta, que requer, estrategicamente, atividades colaborativas antes, durante e depois da pasantía (estágio), entre os professores-pesquisadores qualificados para a temática. Portanto, não se trata apenas de um projeto para uma semana de atividades, pois, creio que a formação docente requer intervenções esclarecidas e colaborativas, para gerar não mudanças, mas sim modificações, que são estruturais”, afirmou.

Atendendo ao requisito da chamada pública que prevê a difusão e socialização dos resultados do projeto, a estratégia do ODP Mercosul é manter um repositório de dados e informações sobre a profissão docente e de experiências inovadoras, além de fazer publicação conjunta dos resultados das pesquisas e de experiências didáticas, socializando os resultados durante o já existente Congresso Internacional de Formação e Desenvolvimento Profissional Docente (CIFDPD).

Segundo o coordenador do projeto, o OPD Mercosul teve sua origem na pasantía realizada em 2015 e também durante a edição especial do 3° Congresso de Formação e Desenvolvimento Profissional Docente, cujo tema foi “Residência Docente: paradigma de integração teoria-prática”, realizado no período de 16 a 19 de novembro de 2017, no qual foi assinada uma carta de intenções entre os pesquisadores presentes.

Acesse o resultado da chamada.

Chamada pública
O Projeto Regional de Mobilidade em Formação Docente apoia propostas que contribuam para a melhoria da qualidade da educação por meio do fortalecimento da formação profissional docente na Argentina, no Brasil, no Paraguai e no Uruguai. A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) integra o Setor Educacional do Mercosul, com representantes em diversas comissões.

A iniciativa surgiu a partir da experiência do Programa de Apoio ao Setor Educacional do Mercosul (Pasem), que apoiou a mobilidade de cerca de 300 profissionais da educação em 20 estágios realizados de 2013 a 2015.

Fonte: (CCS Capes)

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo