Proin.UEG completa 5 anos com maturidade para impulsionar novos projetos
O Programa de Incubadoras da Universidade Estadual de Goiás (Proin.UEG) tem muito a comemorar. No último dia 2 de junho, o Programa completou 5 anos de atividades na Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis (PrE|UEG), somando nesta trajetória mais de 22 projetos e empresas incubados.
Levando ao alvo
Em 2015, o Proin.UEG entregou o primeiro certificado de graduação (foto à esquerda) de um projeto incubado. O NectarCRM, produto desenvolvido pela empresa Colmeia, passou por todas as fases de incubação do Programa até sua maturação para chegar ao mercado. “Estar incubado no Proin.UEG foi de fundamental importância para conseguirmos enxergar o nosso cenário de atuação”, comenta Pedro Ivo, diretor administrativo da Colmeia.
Além das ideias inovadoras que vêm da comunidade externa, o Proin.UEG cria um ambiente de incentivo à cultura empreendedora entre os estudantes da Universidade. Iriamar Fernandes (foto à direita), egressa do curso de Farmácia do Câmpus Henrique Santillo, aliou pesquisa e empreendedorismo e deu vida, junto ao Proin, à microempresa Floê Cosméticos, que já conta com um ateliê para produção de novas linhas em Caldas Novas.
Da seleção dessas ideias à chegada ao mercado, o Proin.UEG oferece suporte em cinco frentes: empreendedorismo, tecnologia, financiamentos, mercado e gestão. Os projetos e empresas inseridos na incubação recebem consultoria, assessoria, diagnósticos e monitoramento, além de entrar em um circuito de diálogo nacional nas áreas de inovação e empreendedorismo com o incentivo à participação em encontros, workshops e cursos.
“O bacana da incubadora é o apoio que recebemos: cursos, a ferramenta de gestão à qual temos acesso, a oportunidade de utilizar os laboratórios da UEG. Sem esse suporte técnico eu não conceberia a minha empresa”, conta Iriamar.
Seleção 2016
Com maturidade e fôlego para continuar o trabalho de levar ideias inovadoras ao mercado com sucesso, o Proin.UEG realiza, na próxima semana, a última fase da seleção de novos projetos de 2016.
Os 10 finalistas irão apresentar seus empreendimentos a uma banca examinadora na sexta-feira, 24 de junho. Confira aqui a lista de projetos finalistas e as orientações sobre a última etapa da seleção.
Ao todo, o Proin.UEG possui 9 empreendimentos incubados e abre, anualmente, novas oportunidades de incubação. Conheça o site do Proin.UEG e fique por dentro das ações que impulsionam a cultura do empreendedorismo no meio acadêmico na Universidade Estadual de Goiás.
Fonte: CeCom|UEG.