Programa Goiás Sem Fronteiras deve selecionar estudantes no 2º semestre
A presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa de Goiás (FAPEG), Maria Zaira Turchi, participou na manhã de ontem (11) de reunião para discutir a formatação do projeto de criação do programa Goiás Sem Fronteiras. A reunião foi realizada no gabinete do secretário de Governo, Henrique Tibúrcio, e contou com a participação do chefe do Gabinete de Gestão de Assuntos Internacionais, Isanulfo Cordeiro, e do superintendente executivo de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (SED), Mauro Faiad.
Na oportunidade, foi discutida a formatação do projeto e também qual será a contribuição de cada parceiro. O programa consiste em patrocinar o intercâmbio de estudantes de Goiás com instituições de ensino de outros países. “O programa Goiás Sem Fronteiras visa proporcionar a alunos de graduação e pós-graduação, além do Ensino Médio, a oportunidade de fazer um intercâmbio com universidades que são referência no mundo em áreas que são estratégicas para o Governo de Goiás”, explicou Henrique Tibúrcio.
Participaram também da reunião o vice-reitor da UFG, Manoel Chaves, os reitores da UEG e da PUC Goiás, Haroldo Reimer e Wolmir Therezio Amado, respectivamente, e o superintendente da Juventude da Secretaria de Estado de Governo (Segov), Leonardo Felipe, além dos assessores de Relações Internacionais Ofir Bergernann de Aguiar (UFG), Hebert Melo (UEG) e Paulo José Gonzaga (PUC Goiás). “É um projeto importantíssimo para o desenvolvimento do Estado. Vamos nos empenhar para alcançar o maior número de áreas de atuação possível”, lembrou Maria Zaíra.
Gestão do Goiás Sem Fronteiras
A Secretaria de Estado de Governo (Segov) será a gestora do programa Goiás Sem Fronteiras, que será viabilizado por meio de parceria com a SED, FAPEG e o Gabinete de Gestão de Assuntos Internacionais. “Com o início efetivo do programa, o governador Marconi Perillo demonstra que está sintonizado com as demandas da educação goiana”, diz Haroldo Reimer. Para o reitor PUC, Wolmir Amado, “esta é uma reunião histórica, que terá reflexos em muitos anos. Fico feliz de participar desse projeto. Goiás será precursor e será, certamente, seguido por outros estados em seguida.”
A minuta do projeto que cria o programa Goiás Sem Fronteiras está sendo elaborada para posteriormente ser enviada à Assembleia Legislativa e, após a aprovação, receber a autorização do governador Marconi Perillo para, através de um decreto, criar o programa. “Esse é um programa muito ambicioso, de cunho social e, claro, estratégico para Goiás. O governador Marconi Perillo quer oportunizar que jovens goianos tenham essa experiência no exterior e tragam mais conhecimento para o nosso Estado”, pontua Tibúrcio.
A meta do Governo do Estado é dar agilidade ao processo burocrático para que no segundo semestre seja feita a seleção dos estudantes que serão beneficiados. “Até o final do mês já teremos o esqueleto do programa montado, que será apresentado ao governador, para que no início de setembro a primeira turma de estudantes já esteja embarcando para essas universidades”, destaca Tibúrcio.
Fonte: Comunicação Setorial Segov