Professores da Rede Federal iniciam curso nos Estados Unidos

Professores em Northern Virginia Community College (Washington)
Professores em Northern Virginia Community College (Washington)

Desenvolver metodologias e materiais didáticos para uso em sala de aula no ensino da língua inglesa é o objetivo de 75 professores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Eles iniciaram esta semana a participação no Programa Setec–Capes–Nova de capacitação nos Estados Unidos. As propostas do programa são as de compartilhar experiências do ensino de inglês como segunda língua, propor atividades que estimulem a participação do aluno em sala de aula e estimular parcerias com professores norte-americanos para futuros intercâmbios.

Ao todo foram selecionados 75 professores dos Institutos Federais de diversas regiões do Brasil, divididos em grupos: 34 em Washington e 41 na Califórnia. Os professores compõem duas turmas. Uma no Northern Virginia Community College, próximo a Washington; outra no City College of San Francisco, na Califórnia. Na distribuição, foram considerados critérios como nível de inglês e experiência profissional.

Do IFG, foram selecionados e estão fazendo o curso 6 professores: três docentes estão no Northern Virginia Community College e os outros no City College of San Francisco (Califórnia). Próximos a Washington, estão André Santana Machado (Câmpus Luziânia), Paula Franssinetti de Morais Dantas (Câmpus Goiânia) e a professora Suelene Vaz da Silva (Câmpus Goiânia). Na Califórnia, estão as docentes Camila Leopoldina Batista dos Santos (Câmpus Jataí) e Maiza Helena Condé de Souza (Câmpus Uruaçu) e Paula Graciano Pereira (Câmpus Anápolis).

Um ponto importante da capacitação é proporcionar experiência in loco em proficiência em língua inglesa, considerados os aspectos culturais, locais e sociais. “Quando estudamos inglês, escutamos muita coisa sobre a cultura americana, mas nada se compara à vivência que teremos aqui”, afirma Luiz Eduardo Guedes Conceição, do Instituto Federal do Acre (Ifac).

Ao voltarem ao Brasil, após oito semanas, os professores desenvolverão planos de trabalho, por período mínimo de um ano, nas ações do programa Idiomas sem Fronteiras (IsF) do Ministério da Educação. Essa atividade será realizada na instituição de origem do professor ou em outras escolas públicas.

Parceria

O Programa Setec–Capes–Nova é desenvolvido pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do MEC, em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o Community College Consortium, representado pelo Northern Virginia Community College (Nova), dos Estados Unidos. A iniciativa do MEC com o programa faz parte da estratégia de investir na qualificação dos educadores brasileiros e na articulação entre diferentes instituições de ensino para valorização da educação básica e profissional.

Os professores selecionados atenderam à Chamada Pública da Setec nº 1, de 22 de setembro de 2015. A próxima turma está prevista para o período de julho a agosto de 2016.

Oportunidade

De acordo com a professora Suelene Vaz, que também é coordenadora de relações internacionais do IFG, neste sábado (23), será realizado no Câmpus Goiânia um curso de capacitação em língua inglesa para os professores de inglês do IFG que desejam participar da próxima etapa do programa Capes/ Setec/ Nova. “Será um curso intensivo de 6 sábados, com 8 horas diárias de aula. O objetivo é preparar os professores de inglês do IFG para a prova do TOEFL e, assim, ampliar a participação do IFG no programa Capes/ Setec/ Nova”, destacou a docente.

Fonte: Diretoria de Comunicação Social/Reitoria do IFG (com informações do MEC/Setec).

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo