Professora da UFG é eleita presidente da ABPN

Posse da nova gestão ocorreu no IX Congresso Brasileiro de Pesquisadores(as) Negros(as). Foto: Arthur Baptista.

A professora do Instituto de Química (IQ) da Universidade Federal de Goiás (UFG), Anna Canavarro Benite, é a nova presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as) – ABPN. A posse da nova gestão que estará à frente da entidade pelos próximos dois anos ocorreu no IX Congresso Brasileiro de Pesquisadores(as) Negros(as), realizado na última semana de janeiro, em Dourados (MS). A chapa eleita, Dandaras, é composta por cinco mulheres de diferentes regiões brasileiras.

A nova presidência, além de propor uma gestão co-participativa, pretende reativar diversas áreas de conhecimento na associação, como já fez nos primeiros dias de gestão com a área da Tecnologia. O grupo também defende a forte divulgação da classe no ensino básico, estimulando assim os estudantes negros/as a optarem pela carreira científica, a aproximação com os conhecimentos tradicionais e o reavivamento da temática da saúde da população negra.

“É necessário que a população negra se reconheça na atuação em diferentes instâncias, inclusive na Ciência, uma área em que a figura colonizadora branca masculina e eurocêntrica predomina. Nossa associação congrega esforços para representar a sociedade multirracial e produzir em diálogo com essa população”, afirmou a presidente Anna Canavarro Benite.

ABPN
A ABPN é uma associação civil, sem fins lucrativos, filantrópica, assistencial, cultural, científica e independente, tendo por finalidade o ensino, a pesquisa e a extensão acadêmico-científica sobre temas de interesse das populações negras do Brasil. Até então, o presidente da associação era o professor Paulino de Jesus Francisco Cardoso, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

Fonte: Ascom UFG (texto – Camila Godoy).

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo